Profissões digitais podem impulsionar mercado audiovisual

O Brasil está cada dia mais conectado. Em média, oito a cada dez (80%) domicílios do país têm acesso à internet, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios 2022, promovida pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) publicada em maio e divulgada pelo Ministério das Comunicações.

A pesquisa revelou que a conectividade faz parte do dia a dia de 149 milhões de pessoas, cerca de oito entre dez (81%) brasileiros. Dentre os usuários, 62% acessam a web apenas por dispositivos móveis.

E é por meio dos aparelhos celulares que, todos os dias, milhões de brasileiros acessam as principais redes sociais digitais, ambiente onde é possível interagir com familiares, amigos, empresas e influenciadores digitais. Para se ter ideia, o Brasil foi o terceiro país com o maior número de usuários do YouTube em janeiro de 2023, com 142 milhões de indivíduos, ficando atrás apenas da Índia (467 milhões) e Estados Unidos (245 milhões). Os dados integram um estudo da Cuponation,

Segundo o Relatório “Influenciadores Digitais”, realizado pelo Opinion Box junto com a Influency.me, existem mais de meio milhão de pessoas trabalhando com marketing de influência no Brasil.

O levantamento destaca que, com milhões de seguidores, os profissionais digitais têm o potencial de aumentar o reconhecimento de marcas e transformar essa influência em vendas tangíveis. Afinal, 75% dos usuários do país já fizeram algum tipo de compra após receber a recomendação de um influenciador nas redes sociais.

A pesquisa também revela que os vídeos curtos, com duração entre 1 e 3 minutos, estão entre os conteúdos preferidos pelos usuários de internet do Brasil. Para Leandro Ferreira, CEO-Founder da Mov Locadora – startup que atua com o aluguel por dia ou assinatura de equipamentos audiovisuais e tecnologia -, os dados demonstram que a ascensão das profissões digitais, como influenciadores, YouTubers e TikTokers, desempenha um impacto significativo no mercado audiovisual.

Nesse panorama, Ferreira lista cinco características do trabalho dos profissionais digitais nos tópicos a seguir:

  1. Ampliação do público – A capacidade desses profissionais de alcançar grandes audiências beneficia o mercado audiovisual, aumentando a visibilidade de produções, equipamentos e serviços;
  2. Transformação digital – Eles [influenciadores] impulsionam a adoção de tecnologias virtuais na indústria, resultando em inovações e avanços;
  3. Engajamento e autenticidade – A autenticidade dos profissionais digitais constrói confiança com o público, o que é valioso para empresas de locação de equipamentos audiovisuais;
  4. Democratização da produção – [Os influenciadores] inspiram mais pessoas a criar conteúdo, aumentando a demanda por equipamentos audiovisuais;
  5. Mudanças nas tendências de consumo – [Os profissionais digitais] Influenciam as preferências do público, afetando a produção e o consumo de conteúdo.

Na visão de Ferreira, para a Mov Locadora, startup rentaltech audiovisual de São Paulo com 8 unidades espalhadas em lockers do Posto Ipiranga que também está presente em Florianópolis e em expansão para novas capitais no próximo ano, isso representa uma oportunidade para atender à crescente demanda por equipamentos e serviços de qualidade. “É possível se adaptar às mudanças do mercado audiovisual em constante evolução com equipamentos novos e atualizados”, diz.

Para mais informações, basta acessar: https://movlocadora.com.br/

    DINO

    Recent Posts

    Arena Radical traz diversão para São Paulo

    A Associação Brasileira de Esportes de Ação (ABEA) realizará mais uma edição da Arena Radical…

    13 horas ago

    Botucatu recebe profissionais do beach tennis no Champs Open

    O beach tennis voltará a ser destaque no interior de São Paulo durante todo o…

    13 horas ago

    A SLB e a NVIDIA colaboram para desenvolver soluções de IA generativa para o setor de energia

    A SLB (NYSE: SLB), empresa global de tecnologia energética, está ampliando sua colaboração de longa…

    13 horas ago

    Caravana da Criança atende a cerca de 2.500 mil estudantes

    O Coletivo Educação pela Arte promove a 7ª temporada da Caravana da Criança neste ano…

    14 horas ago

    Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

    A Cia. de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ), com patrocínio do…

    15 horas ago

    Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

    O final de semana será de manobras radicais na cidade de Botucatu, interior de São…

    16 horas ago