Pesquisa revela setores com menor representação no Brasil

Política, mídia e educação são as áreas que mais carecem de representação da identidade ou da comunidade no Brasil, segundo os resultados de uma pesquisa inédita conduzida em diversas regiões pela empresa Anjuss. Realizado com 1.086 pessoas, o estudo joga luz sobre a percepção de representação em vários segmentos, inclusive no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

De acordo com o levantamento, 27,6% das respostas (300 entrevistados, ao todo) apontam a política como um dos principais setores do país em que há falta significativa de representação da identidade ou da comunidade.

Vale lembrar que o artigo 216 da Constituição Federal estabelece que se apresentam como “patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade”.

Outra referência importante da Carta Magna de 1988 consiste no reforço ao trabalho dos conselhos de políticas públicas, que buscam assegurar a participação dos brasileiros nas políticas e ajudam a implementar atuações de segmentos historicamente excluídos dos espaços de decisão.

A pesquisa da Anjuss também indica carência de representação da identidade ou da comunidade na mídia (TV, filmes e jornalismo) para 24,3% dos respondentes (264 entrevistados). Além disso, 23,7% das pessoas assinalaram a educação como uma área com maior necessidade de representação no país.

No total, 28,1% das pessoas (305 respondentes) opinam que não falta representação da comunidade ou da identidade em nenhum segmento mencionado no levantamento. Para moda, o porcentual chega a 15,1%, enquanto a proporção para artes e entretenimento soma 12,5%.

Mercado de trabalho e empreendedorismo

O estudo da Anjuss também traz dados sobre como a representação da identidade ou da comunidade no empreendedorismo/ambiente profissional é percebida pelos 1.086 respondentes. A maior parcela avalia que esses segmentos são parcialmente inclusivos e representativos da diversidade da população: 58%.

Para 23,3% dos participantes da pesquisa, a representação da identidade ou da comunidade raramente ocorre no país. Já 12,4% analisam que o mercado de trabalho e o empreendedorismo são completamente representativos e inclusivos da diversidade dos brasileiros, enquanto 6% destacam que não há representatividade de nenhuma forma. Por fim, 0,3% não respondeu.

A pesquisa completa está disponível neste link.

    DINO

    Recent Posts

    “Júlia”: uma releitura feminista de “1984”, de George Orwell

    A obra se divide em três parte. Na primeira vamos conhecendo o cotidiano de Júlia…

    1 dia ago

    CGTN: China e Malásia unem forças em comunidade estratégica de alto nível com futuro compartilhado

    A CGTN publicou um artigo destacando como, Xi Jinping, visitante presidente chinês, traçou um novo…

    4 dias ago

    Bebé apresenta “SALVE-SE!” no Sesc Belenzinho

    Show acontece no dia 25 de abril, sexta-feira, às 21h A cantora, compositora e produtora…

    4 dias ago

    A Dubai AI Week 2025 irá sediar o maior campeonato de IA generativa do mundo com prêmio de US$ 272 mil

    Dubai está pronta para unir o ecossistema mundial de IA e promover sua preparação para…

    5 dias ago

    Mari Jasca e Bebê Kramer celebram a canção latino-americana na Casa de Francisca

    Com participação especial de Mônica Salmaso, duo se apresenta na sexta-feira, 25 de abril A…

    5 dias ago

    MCT Technic apresentará soluções sustentáveis de NOx na Automec 2025

    SÃO PAULO , April 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A empresa de tecnologia MCT Technic,…

    5 dias ago