Maioria dos médicos brasileiros enfrentam o Burnout

A intensa rotina enfrentada pelos médicos emerge como uma preocupação crescente, com implicações sérias para a saúde mental da classe. A carga horária extenuante, muitas vezes ultrapassando os limites recomendados, tem sido associada ao surgimento da Síndrome de Burnout, um flagelo silencioso nos corredores da medicina.

Prova disso é a pesquisa Saúde Mental do Médico, realizada pelo Research Center da Afya. Conforme apurado, 62% desses profissionais desenvolveram um quadro diagnosticado ou sintomático de Síndrome de Burnout ao longo de suas carreiras. Isso quer dizer que 2 a cada 3 médicos vivem esse problema. O estudo ainda revela que 47% já enfrentaram diagnóstico de transtorno de ansiedade e, 46%, de depressão.

Com a saúde mental em pauta, surge a busca dos porquês que tornam os médicos estatísticas do Burnout. Para o advogado Thayan Fernando Ferreira, especialista em direito de saúde e direito público, membro da comissão de direito médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados, muito disso está atribuído à intensa rotina.

“Com jornadas que frequentemente ultrapassam as 60 horas semanais, os médicos enfrentam desafios únicos, lidando com pressões emocionais e físicas constantes. A Síndrome de Burnout, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal, torna-se uma realidade palpável diante dessa carga laboral extrema”, discursa o advogado.

Thayan ainda explica que estes profissionais são amparados por leis, mas que a justiça não é o sistema de saúde. “Apesar dos avanços, as leis que asseguram a saúde mental dos médicos variam. Algumas jurisdições têm implementado regulamentações mais rígidas sobre limites de horas trabalhadas, enquanto outras ainda carecem de proteções eficazes. Ter leis para proteger esses profissionais é importante, mas vale salientar que lei não é saúde”, argumenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Especialistas defendem que esses sintomas aparecem normalmente de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.

“É imperativo que se promova um diálogo contínuo sobre a importância da saúde mental na profissão médica. Iniciativas que visem reduzir a carga horária excessiva, fornecer apoio psicológico e garantir ambientes de trabalho saudáveis são fundamentais. Somente assim, podemos aspirar a uma prática médica sustentável, que preserva tanto a saúde dos pacientes quanto a dos médicos que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros”, finaliza Thayan.

    DINO

    Recent Posts

    Conheça o Rei e a Rainha do Carnaval do Recife 2025

    O concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Recife apresentou os vencedores de 2025…

    16 horas ago

    Elon Musk fala sobre governança de ‘suporte técnico’ enquanto líderes mundiais defendem reformas impulsionadas pela inovação na Cúpula de Dubai

    Usando uma camiseta com a estampa “Tech Support”, suporte técnico, em português, Elon Musk praticamente…

    2 dias ago

    Guia Viajar Melhor indica 100 viagens baratas no Brasil

    O Guia Viajar Melhor, site de viagens e turismo, fez uma publicação indicando uma seleção…

    2 dias ago

    Carnaval do Recife 2025: acesse a programação principal da festa

    Homenageando Elba Ramalho, Marron Brasileiro e Troça Abanadores do Arruda, a programação do Carnaval do…

    2 dias ago

    Garanhuns Jazz Festival terá Stanley Jordan, Paulo Miklos e Claudette King, filha de B.B. King

    Garanhuns Jazz Festival apresenta tributo a Jô Soares, com participação de integrantes da banda que…

    2 dias ago

    Colibri lança “Cuban Coffee”, single que antecipa a segunda parte da trilogia 3R

    Rock, jazz e influências afro-baianas se encontram na nova faixa, que reflete sobre a ansiedade…

    2 dias ago