Acervo de arte da família Fadel integra exposição em Londres

Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall, Flávio de Carvalho. Até 21 de abril, os visitantes do museu Royal Academy of Arts, em Londres, Inglaterra, poderão conhecer obras desses artistas que deixaram a sua marca na arte brasileira. A exposição, intitulada “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo”, possui quadros cedidos pela família Fadel, tradicional colecionadora.

Marta Fadel Martins Lobão, diretora curadora do Instituto Cultural Sérgio Fadel e advogada, explica que a família contribuiu para a exposição com obras como “Lago” (1928), de Tarsila do Amaral, e “Retrato de Oswald” (1925), de Anita Malfatti.

“O quadro ‘Lago’ exemplifica a busca por uma identidade artística brasileira, fundindo influências europeias com elementos da cultura local. Já ‘Retrato de Oswald’ representa a introdução de técnicas expressionistas no país, marcando o início do movimento modernista brasileiro”, explica Fadel.

Representada na exposição, Tarsila é a mesma artista por trás daquela que é considerada a obra mais famosa feita no Brasil: “Abaporu”. Produzido em 1928, o quadro integra o acervo permanente do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina.

Na visão de Marta Fadel Martins Lobão, exposições como “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo” permitem ao público internacional apreciar a riqueza e a diversidade da arte brasileira, destacando como os artistas assimilaram e reinterpretam influências externas para criar uma expressão cultural única.

“A presença de obras da coleção Fadel na Royal Academy of Arts reforça a importância de colecionadores do Brasil na preservação e promoção da nossa herança cultural. Essa exposição não apenas celebra o modernismo brasileiro, mas também fortalece os laços culturais entre o nosso país e o Reino Unido, ampliando o reconhecimento internacional da arte nacional”, complementa a colecionadora.

Modernismo brasileiro

Como explica o site do Royal Academy of Arts, no começo do século XX, uma nova produção artística surgiu no Brasil a partir da década de 1910 até os anos 70.

Os artistas brasileiros passaram a incorporar as tendências vindas da Europa para criar um novo tipo de arte com inspiração na cultura, identidades e paisagens vibrantes do país. Entre os temas retratados nos quadros, estavam a vida cotidiana no Brasil e as raízes indígenas e afro-brasileiras.

Fadel afirma que a exposição de Londres recebeu elogios de críticos por “trazer a arte modernista brasileira ao público britânico”. O site do museu, inclusive, destaca alguns comentários positivos que as obras receberam em veículos como Financial Times e The Telegraph.

Para saber mais, basta acessar: https://martafadel.com.br/

    DINO

    Recent Posts

    Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess da Capcom chegando ao Nintendo Switch 2 em 5 de junho!

    A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…

    3 horas ago

    ZAPI GROUP apresenta portfólio de produtos e tecnologias para eletrificação rural na bauma 2025

    ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…

    4 horas ago

    Serviço especializado oferece segurança em festas infantis

    Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…

    9 horas ago

    Hill’s apresenta SD Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo para felinos

    A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…

    9 horas ago

    Livro apresenta os marcos históricos do futebol mundial

    Por meio de uma obra ilustrada, o livro História do Futebol: Futebol das Estrelas apresenta…

    10 horas ago

    Kinaxis celebra os pioneiros da cadeia de suprimentos com prêmios para o cliente de 2025 no Kinexions

    Em sua conferência anual Kinexions, a Kinaxis®(TSX:KXS), líder mundial em orquestração completa de cadeias de…

    12 horas ago