Projeto investe em “distribuição de sorrisos” para enfrentar baixo astral causado pela pandemia

30/3/2021 –

Projeto premiado de atendimento odontológico para pessoas de baixa renda busca parcerias com prefeituras do Nordeste

O sorriso é transformador na vida de uma pessoa. “Certa vez, um dentista estava atendendo uma menina de 15 anos numa comunidade carioca e ela não abria a boca. Não conseguia falar direito e vivia com a cabeça baixa. Tudo porque ela não tinha um dente da frente”, histórias como essa, o dentista e empresário Marcelo Schettini cansou de testemunhar desde que criou a ONG SOS DENTAL, em 2008. Quando a entidade surgiu a meta era levar à população um serviço odontológico capaz de suprir com excelência e eficácia a carência existente em relação à saúde oral. Mais de uma década depois, o projeto foi além e se tornou um agente transformador de realidades locais em áreas pobres do Brasil e de 29 países da África e da América Latina.

A hora do Nordeste

No Brasil, 9 em cada 10 pessoas não têm acesso regular aos tratamentos dentários. 56% dos dentistas brasileiros estão concentrados em 3 estados do Sudeste e os 44% restantes distribuídos de maneira desigual nas outras regiões. A deficiência no tratamento da saúde bucal traz consequências na saúde global das pessoas, “os problemas dentários podem estar na raiz de várias doenças e até de problemas cardiovasculares, portanto, qualquer ação de saúde pública deve, obrigatoriamente, levar em conta a saúde bucal”, afirma Marcelo.

Foi olhando para esse cenário que a ONG SOS DENTAL decidiu que era hora de levar o projeto para a região Nordeste. Emissários da ONG iniciaram contatos com prefeituras interessadas em implantar o mesmo modelo de projeto social para atender os moradores de suas cidades. Segundo a ONG, com a projeto, toda a população da cidade poderá ter acesso a um aplicativo que dará direito ao atendimento de emergência 24 horas on-line, com triagem dos casos, orientação ao paciente sobre o que fazer, prescrição de medicamentos e possibilidade de agendamento de consultas nas unidades do SUS de cada prefeitura. “Num primeiro momento, o encaminhamento será feito prioritariamente para o SUS. Numa outra fase, nós faremos um convênio com dentistas da cidade e abriremos uma linha de crédito especial para que os tratamentos mais complexos sejam financiados em até 12 vezes. Com isso, a gente consegue também estimular a economia local”, afirma o empresário.

Complexo do Alemão como exemplo

A chegada de um projeto que se propunha oferecer atendimento odontológico gratuito impactou imediatamente os moradores do conjunto de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro. Numa iniciativa pioneira, o “Dentistas na Favela”, projeto desenvolvido pela ONG SOS DENTAL se tornou um sucesso, com atendimento em toda a comunidade, inclusive nos locais de mais difícil acesso. 30 mil pessoas receberam além do tratamento de emergência, kits de higiene bucal e orientações sobre como escovar os dentes e fazer a assepsia correta da boca. “O projeto mostrou a capacidade que a nossa entidade tem de identificar as necessidades locais e desenvolver as melhores soluções. É essa experiência que a gente leva agora para o Nordeste”, explica.

O projeto em números

O reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados veio em forma de prêmios, como “o melhor negócio do ano” escolhido pelo Sebrae e a participação como finalista do prêmio Brazil Foundation e do Google Negócios Impacto Social.

A ONG SOS SAÚDE DENTAL já contabiliza 160 mil atendimentos realizados por uma equipe de 1.200 profissionais voluntários atuando em países como Haiti, Honduras e Cabo Verde, entre outros.

No Rio de Janeiro, além do Complexo do Alemão, foram beneficiadas as Comunidades do Arará; Pavão-Pavãozinho; Favela da Maré; Comunidade de Acari; Morro da Caixa D’ água; Comunidades de São Januário (Cidadania Vascaína); Rocinha; Jacarezinho e Guaratiba.

No Brasil, o projeto também atendeu a comunidade do Rio Purus, no Amazonas e comunidades de Mato Grosso. “Com a expansão para o Nordeste, a ideia é multiplicar esses números e espalhar sorrisos num momento em que todos nós precisamos de esperança e de alguns momentos felizes”, finaliza.

Mais informações: www.ageimagem.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Website: https://sosdental.com.br/

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This