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Alunos chegam ao ensino médio despreparados para a matemática
São Paulo/SP 24/3/2021 – Além de prejudicar as notas, a dificuldade na disciplina causa lacunas por todo o ensino básico, podendo resultar em evasão escolar.
Como a dificuldade no aprendizado de matemática no ensino fundamental afeta todo o ensino básico
Não é surpresa para ninguém que matemática é considerada uma das matérias mais difíceis do ensino básico. É comum ver crianças com dificuldade, chegando a precisar de recuperação para passar de ano. O surpreendente é que apenas 18% dos alunos do 9º ano aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas, de acordo com o Prova Brasil 2019. O valor revela uma melhora em relação ao Saeb 2017, que representava 4,5% dos alunos, mas está longe do ideal de 70%.
Embora os valores do Ensino Médio sejam inferiores ao Ensino Fundamental, é visível que os alunos chegam aos últimos anos escolares com conhecimento insuficiente de matemática. Além de prejudicar as notas, a dificuldade na disciplina causa lacunas por todo o ensino básico, podendo resultar em evasão escolar.
O Inep avalia o conhecimento de alunos nas áreas de português e matemática nos anos finais (5º ano, 9º ano e 3ª ano do Ensino Médio), com base nas Matrizes e Referências, onde são descritas as habilidades que serão avaliadas e orientações para a elaboração das questões. Para a área de matemática, os exercícios consistem em interpretação de gráficos, resolução de problemas e operações matemáticas.
Vê-se necessário estimular crianças e adolescentes para o estudo de matemática, de forma a combater a dificuldade do aprendizado escolar. O Método Smartick, focado no estudo individual de matemática, computação e lógica, produz atividades e exercícios adequados à idade da criança, de 4 a 14 anos. Por apenas 15 minutos diários e com tutoriais didáticos, a criança aprende sem precisar da ajuda dos pais.
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