CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Festival Pré no Reggae terá versão online
Além dos shows, o Pré no Reggae também irá realizar uma roda de conversas entre os artistas convidados
Por Rebeca Gouveia
Valorizar e dar visibilidade para a cena reggae no Brasil é umas principais bandeiras levantadas pelo festival Pré no Reggae, que tradicionalmente acontece na semana pré-carnavalesca no Bairro do Recife Antigo. Porém, neste ano, devido a pandemia da Covid-19, a 12a edição será realizada virtualmente, nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro, com transmissão via Canal de Youtube da Groovin Produções, a partir das 19h.
Neste ano, o Pré no Reggae anuncia no line up os veteranos da cena do reggae alagoano, Vibrações, e nomes de importantes de Pernambuco como N’Zambi, Favela Reggae, Ívano, Eric Gabínio, Leões, Reggae Roots, Cubana Rasta e Palavra Positiva.
O festival, que é o maior do gênero gratuito do país, integra a agenda cultural da cidade do Recife. Neste ano, o projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc, e conta com o apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e Governo Federal para apaziguar a crise do setor artístico causada pela pandemia.
“Esse é um momento de valorizar a classe artística e de aliviar a nossa sede por música e cultura. Tudo será realizado com segurança e levado para o público através das múltiplas plataformas as vibrações positivas do reggae roots. Vamos juntos torcer para que o mais breve possível possamos estar juntos novamente”, explica o idealizador do festival, Dirceu Melo.
O evento, que será realizado em parceria com a SM e Groovin Produções, já levou para o pólo do Cais da Alfândega, em edições anteriores, nomes internacionais como o jamaicano The Gladiators, o africano Pax Nindhi e os nacionais Tribo de Jah, Mato Seco, Leões de Israel, Cidade Verde, entre outros. Além de alavancar a cena local com novos nomes pernambucanos.
Além dos shows, o Pré no Reggae também irá realizar uma roda de conversas entre os artistas convidados para debater os temas sobre racismo, cultura popular e mercado cultural no contexto da covid-19. A exibição das rodas de conversas acontecerá no dia 04 de fevereiro, no canal do festival no Youtube da Groovin Produções: https://www.youtube.com/
Programação
04/02 – Rodas de conversa – a partir das 20h – Consciência negra e sua grande contribuição cultural à humanidade, especialmente na música e com foco nos segmentos musicais contemplados pelo perfil do festival, o reggae e o rap;
Dificuldades que serão enfrentadas e o fomento necessário para a retomada do mercado e da cadeia produtiva da música no pós-pandemia;
A cultura popular e tradicional pernambucana, a importância de se preservar suas raízes e as formas como o passado se comunica com o presente e o futuro e Medidas de prevenção e informações gerais atualizadas sobre a covid-19.
05/02 – 21h – Shows: Vibrações, Ívano, Donabagga, Cabana Rasta
06/02 – 21h – Shows: N’Zambi, Favela Reggae, Eric Gabinio, Palavra Positiva,
Acesso gratuito pelo Canal Groovin Prod: https://www.youtube.com/