CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Covid-19: grávidas devem se vacinar?
As grávidas têm o seu próprio calendário de vacinação e é preciso ficar atenta a ele para prevenir outras doenças
A cada notícia sobre a vacinação contra o coronavírus gera uma expectativa na população sobre quais grupos são imunizados primeiro. As mulheres gestantes, puérperas e lactantes integram o grupo de risco da doença, mas na hora da vacina, devem ficar atentas. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) alerta que esse grupo de mulheres não fez parte dos estudos clínicos e, portanto, não há informações sobre os efeitos dessas vacinas em gestantes.
Para a Febrasgo, por precaução, a vacinação não deve ser feita em mulheres gestantes, puérperas e lactantes. A instituição alerta que é necessário avaliar se as vacinas estão associadas à ocorrência de aborto, parto pré-termo, má-formação ou outras complicações na gestação.
“Para as mulheres que planejam engravidar, a nota técnica da Febrasgo recomenda que se aguarde o recebimento das duas doses da vacina”, explica a coordenadora do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Esperança Recife, a médica Simone Carvalho, também membro da Sociedade Pernambucana de Ginecologia e Obstetrícia.
Mas caso a mulher descubra a gravidez após receber a primeira dose, o indicado é que aguarde o término da gestação e do puerpério para receber a segunda dose.
A Febrasgo alerta que pelo menos duas vacinas tiveram gestantes em seus grupos de estudo e que, até o momento, não divulgaram seus resultados.
As diferentes formas de produção dos imunizantes também podem influenciar a indicação para aplicação em mulheres grávidas. As vacinas estudadas até o momento usam vírus inativados ou fragmentos, como o RNA.
Porém, outras vacinas já utilizadas em gestantes são compostas pelo vírus inativado. Esse pode ser um indicador do tipo de imunização que será indicado para as gestantes.
As grávidas têm o seu próprio calendário de vacinação e é preciso ficar atenta a ele para prevenir outras doenças. As vacinas recomendadas para gestantes são a dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto, contra difteria, tétano e coqueluche), dT (difteria e tétano), Hepatite B e Influenza (gripe).