CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
O que é a Universidade das Crianças
Olá, meu nome é Débora d’ÁVila.
Sou professora do ICB-UFMG e coordenadora do projeto de extensão Universidade das Crianças – UFMG.
A nossa equipe é formada por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG, bolsistas e também voluntários.
Fazemos parte da rede europeia das universidades das crianças, que engloba projetos de todo mundo.
Recentemente, induzimos a abertura de mais três Universidade das Crianças – Ouro Preto Betim e Diamantina.
Bom, mais o que é uma universidade das crianças? São projetos ou setores de instituições de ensino que tem por missão induzir a aproximação entre crianças do Ensino Fundamental e academia, promovendo a cultura científica e o empoderamento dessas crianças.
Nosso objetivo é promover a curiosidade e o pensamento crítico. Também possibilitar a vivência de atividades acadêmicas, ampliando as perspectivas relacionadas às opções futuras de estudo e escolha profissional. E ainda trabalhar pela valorização das diversidades.
Para isso, realizamos várias atividades com crianças em escolas e museus, utilizando a metodologia de aprendizagem por livre escolha – na qual são coletadas perguntas.
Essas perguntas são trabalhadas, coletivamente, com as crianças e com toda a equipe do projeto.
Então produzimos programas de rádio, textos ilustrados, que estão disponibilizados no site do projeto, livros – um deles chamado “Que cegonha o quê!”, publicado em dois em dois volumes pela Editora do Professor. A obra aborda temas como desenvolvimento do corpo, sexualidade, diversidade.
E o segundo, sobre teoria da evolução biológica, chamado “Que macaco o quê!”, que está editado e pronto para publicação.
Além disso, produzimos uma série de animação, que já conta com 14 episódios.
Tudo isso feito com uma linguagem acessível, de forma lúdica, e buscando valorizar o conhecimento prévio das crianças.
Como resultado desse trabalho, já participamos de diversos festivais no Brasil e no mundo. E, em 2011, fomos agraciados com primeiro lugar no Cinecien – Festival de Cinema e Vídeo Científico do Mercosul.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o nosso site ou nossas redes sociais.