Juvenil Silva, Marietta, Igor de Carvalho e mais
Neste Giro Musical, destacamos singles e discos de Juvenil Silva, Coletivo Canela, Marietta, Igor de Carvalho, além da dupla Bruna Lucchesi e Vinicius Bastos Gomes.
Juvenil Silva lança novo single, “Você mulher”
O músico recifense Juvenil Silva lança “Você mulher”, mais um single que antecipa o seu novo EP, “Lonjura”, previsto para o início de 2021. Todas as faixas estão sendo gravadas à distância, com músicos de vários lugares do Brasil e do mundo.
“Durante a pandemia, casais tiveram que se isolar, longe do outro; outros, decidiram se separar… E é nessa complexa realidade que o universo da canção passeia”, fala Juvenil.
A slide guitar de “Você mulher” foi gravada por Marcos Gonzatto, diretamente de Londres. O músico integrou a banda Faichecleres, de Curitiba.
Coletivo Canela estreia projeto que reflete sobre os reféns da seca
Tornar a poesia cotidiana e popular é um dos desejos do Coletivo Canela, quarteto pernambucano que estreia o novo single “Brincar de Mar”, refletindo o imaginário de uma criança simples que vive no sertão e nunca viu o mar.
Inspirado em nomes como Chico César, Alceu Valença, Lenine e Tom Zé, o single estreia pelo selo pernambucano Solto no Tempo e conta com a produção musical assinada por Samico, que destaca o trabalho coletivo. “A energia coletiva deste trabalho, vem da potência de colaboração, onde todos se envolvem por meio dessa força conjunta”.
Russo Passapusso e Guilherme Arantes estão no disco de Marietta
Produzido por Lucas Martins, “Analógica” apresenta a artista paulistana buscando na estética sonora groovada-percussiva dos anos 1970 no Brasil, e dos bailes funk 80 e 90, nos quais podia se ouvir (e dançar) boogie, charme e funk melody.
“Esse álbum fala sobre essência, reunindo grande parte dos meus questionamentos em relação ao mundo atual. Trago pro ambiente simbólico-sutil-simplificado uma visão única e irônica onde inconsciente e mistério afloram”, destaca Marietta.
Lançado pela Ori Records, ‘Analógica’ conta com as participações especiais de Jorge Dubman (Dr. Drumah), Russo Passapusso, MC All Ice, Ualê Figura e Guilherme Arantes, pai da de Marietta. Ouça na íntegra, abaixo.
Igor de Carvalho lança EP “Querido Caos,” em plataformas de streaming
O projeto do cantor e compositor pernambucano é composto por quatro músicas e conta com a participação especial da cantora Alice Caymmi, além de composições em parceria com Lula Queiroga, Juliano Holanda e Giuseppe Mascena. Ouça o disco aqui.
Intitulado “Querido Caos,” com uma vírgula no final, como quem escreve uma carta, o artista traduz sentimentos e dilemas.
“Na pandemia vivi alguns conflitos internos sobre produzir canções mais alegres que eu não consegui sustentar o discurso, diante do atual momento do País. Eu ainda precisava colocar umas raivas, choros e gritos para fora. Foi uma maneira de acolher essa confusão, o momento e o caos que mora dentro de mim.”, explica Igor.
Clássicos do pop e da MPB em música camerística
O disco “MEO” de Bruna Lucchesi e Vinicius Bastos Gomes traz versões criadas pela dupla em voz e piano para composições de Egberto Gismonti, Amy Winehouse, Clube da Esquina, Francisco El Hombre, Caetano Veloso, Lupicínio Rodrigues, entre outros.
Ambos se conheceram no curso de música popular da Unicamp e conviveram muitos anos entre bandas do ambiente universitário.
Ouça, abaixo, o álbum na íntegra.