Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Impactos da pandemia para clínicas e hospitais
Com a quarentena, o atendimento via internet se tornou cada vez mais comum e necessário
A pandemia do novo coronavírus impactou diversos setores da sociedade. No ramo da saúde, uma série de protocolos precisaram ser instaurados com urgência para manter médicos, enfermeiros e toda a equipe em segurança, além de mexer com questões relacionadas à gestão desses ambientes.
“Até mesmo hospitais que possuem uma boa gestão, e margem de segurança, precisaram se reinventar por conta da covid-19, então o principal fator para o sucesso desses negócios é uma readequação veloz e eficiente para a situação de pandemia”, explica Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria e especialista em marketing na área da saúde.
No que se refere à gestão, existem diversos setores dentro de uma empresa e todos precisam ser avaliados individualmente.
Há ferramentas que ajudam nessa tarefa, e que podem facilitar a análise dos riscos em todos os departamentos.
Uma delas é SWOT, método que permite analisar um ambiente e apontar fraquezas e qualidades, e o PDCA, técnica que ajuda a identificar um problema e sugerir como deve ser solucionado.
“Aqueles que não possuem esse material bem desenhado, têm o costume de apagar incêndios ao invés de trabalhar com o cálculo de riscos e gestão de crises”, comenta Feltrim.
Por conta do distanciamento social, algumas soluções foram essenciais para preservar o atendimento médico o que, segundo Éber, geraram lições importantes para os profissionais da saúde.
Com a quarentena, o atendimento via internet se tornou cada vez mais comum e necessário.
“A internet se tornou um meio de comunicação fundamental durante a pandemia para os médicos e até mesmo para os dentistas. Mas quando falo sobre a simplicidade que ela oferece, não se trata apenas da teleconsulta, mas também da agilidade para o agendamento e confirmação de atendimentos, exames e até mesmo um gerenciador financeiro que melhore a vida do paciente”, ressalta.
Éber Feltrim reforça a importância de se manter contato com o paciente, seja por telefone, WhatsApp ou mesmo via carta.
“Quanto mais pessoal melhor, porque assim se entende qual a real necessidade do cliente e evidenciamos a importância do seu retorno para completar o tratamento”, finaliza o especialista.