CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Cirurgia robótica é eficaz para câncer de próstata
Com câmera 3D, o cirurgião tem uma melhor visão do campo operatório, as pinças aumentam a precisão dos movimentos, com melhor alcance
Imagem de marijana1 por Pixabay
O mês de novembro é dedicado à saúde do homem, com a campanha Novembro Azul, de prevenção e alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados mais de 65 mil novos casos da doença no Brasil.
A partir dos 50 anos, o paciente deve procurar o especialista uma vez ao ano. Aqueles que têm histórico de câncer de próstata na família devem iniciar o check up aos 45 anos. Fatores externos, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e consumo de álcool e tabagismo contribuem para a prevenção.
O acompanhamento também deve ser mantido por aqueles pacientes que já foram diagnosticados com a neoplasia e passaram por tratamento.
“As consultas de rotina são importantes para detectar a doença em seu estágio inicial. Sem sintomas, os exames mostram os primeiros sinais”, alerta o cirurgião urológico do Hospital Esperança Recife, Misael Wanderley.
Um dos tratamentos possíveis para o câncer de próstata, quando necessário, é a cirurgia robótica. Com câmera 3D, o cirurgião tem uma melhor visão do campo operatório, as pinças aumentam a precisão dos movimentos, com melhor alcance. A técnica permite a preservação dos nervos de ereção e do controle urinário.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a redução das cirurgias urológicas eletivas chegou a 50% este ano, o que pode indicar uma falta de diagnóstico de doenças. Não é apenas na pandemia que a doença merece atenção.
Nos anos anteriores, cerca de 25% dos pacientes foram à óbito e aproximadamente 20% foram diagnosticados em estágios avançados, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O Hospital Esperança Recife soma 1.100 procedimentos realizados na especialidade. A cirurgia robótica permite intervenções menos invasivas, com menor risco de hemorragias e infecções, menor dor pós-operatória, uma recuperação mais rápida e o retorno mais cedo às atividades cotidianas e ao trabalho.
Os procedimentos não devem ser adiados por conta da cirurgia. Comprovadamente, tratamentos oncológicos iniciados com um diagnóstico precoce têm maiores chances de cura.