CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Orquestra Afrosinfônica e DJ Hum no Giro Musical
A Orquestra Afrosinfônica lança “Orin”
“Orin” é o segundo álbum da Orquestra Afrosinfônica, criada em 2009, pelo Ubiratan Marques. O grupo é formado por 22 músicos com percussão, madeiras, metais, cordas e vozes femininas.
Produzido por André Magalhães e co-produzido por Ubiratan Marques, “Orin” (canção, na língua iorubá) traz seis músicas inéditas compostas pelo maestro com Mateus Aleluia, que participa em três, além de canções com o angolano Dodo Miranda e os baianos Gerônimo, Lazzo Matumbi e BaianaSystem.
“Orin nasce do olhar da Afrosinfônica sobre nossa ancestralidade, das conversas com Seo Mateus sobre espiritualidade. ´Essa brisa que nos mantém/Ponte entre o Orum e o Aiyê/Essa saudade de onde vem?/Vem do fundo da alma´”, explica o maestro Ubiratan Marques.
A arte da capa é de Vik Muniz com técnica de intervenção sobre registro fotográfico de ensaios da Orquestra, na Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques (Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador), onde o artista plástico esteve presente após conhecer a Afrosinfônica pelas redes sociais. Ouça o disco completo aqui.
DJ Hum lança 15º álbum de carreira com temas instrumentais
“Alquimia” foi produzido durante o isolamento social. O disco apresenta dez temas com influência do r&b, bossa nova, boom bap e lo-fi, com temperos soul.
“O mundo está mudando ou estamos fechando um ciclo? Escutem, reflitam nestes instrumentais, criem temas e rimas, se desprendam do comum, façam sua viagem, alcancem missões maiores, tenham fé e pensem positivamente. Este trabalho foi feito para que você acredite na mudança, descubra sua fórmula, misture os ingredientes contidos aqui e transmita a sua própria alquimia”, escreve DJ Hum. Ouça o disco completo aqui.