CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Van Halen: Lúcio Maia, Flea, Metallica, Iommi prestam homenagens
Confira ainda, depoimentos de Kiko Loureiro, Jimmy Page John Mayer, Rafael Bittencourt e Tom Morello
Por AD Luna
A notícia da morte do grande guitarrista Eddie Van Halen comoveu muitos músicos pelo mundo. O holandês naturalizado americano partiu nesta terça (7), aos 65 anos, vítima de câncer. A triste informação foi dada pelo filho dele Wolfgang, que acompanhava o pai tocando baixo na banda. “Ele era o melhor pai que eu podia ter desejado. Meu coração está partido e não sei se conseguirei me recuperar”, escreveu o jovem instrumentista.
O guitarrista da Nação Zumbi, Lúcio Maia, prestou homenagem na internet. “O Eddie ao longo dos anos foi se tornando um magnata dos equipamentos. Sério, tudo que tem o nome dele é bom pra caralho. Pedais, guitarra, amplificadores, a porra toda. Vai tranquilo, Eddie, missão cumprida com louvor eterno!”, escreveu o pernambucano no seu perfil no Instagram.
John Mayer: “Eddie Van Halen era um super-herói da guitarra. Um verdadeiro virtuoso. Um excelente músico e compositor. Olhar para ele quando era criança foi uma das forças motrizes na minha necessidade de pegar uma guitarra. Fiquei tão maravilhado em vê-lo exercer tanto controle e expressão sobre seu instrumento. Aprender a tocar guitarra me ensinou muitas coisas, mas ainda nada sobre como tocar como Eddie Van Halen. E, por esse motivo, nunca parei de observá-lo com a mesma admiração e admiração de adolescente, e prometo que nunca deixarei. Muito triste saber de sua morte. Meu amor para sua família, seus companheiros de banda, seus amigos e sua equipe. EVH para sempre”.
Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers): “Oh cara. Droga. Eu te amo, Eddie Van Halen. Um verdadeiro roqueiro, um músico profundo, um coração ENORME, um garoto de Los Angeles por completo. Um inovador ousado e o rei indiscutível. Espero que você toque com Jimi Hendrix esta noite e voe livremente pelo cosmos. Uma parte vibrante da música deixou este planeta. Era um querido, meu irmão. Todo amor e condolências à sua família”.
Tony Iommi (guitarrista do Black Sabbath) – “Estou simplesmente arrasado ao saber da terrível notícia do falecimento de meu querido amigo Eddie Van Halen. Ele travou uma longa e dura batalha contra o câncer até o fim. Eddie era uma pessoa muito especial, um grande amigo, um guitarrista brilhante que era idolatrado por milhões de fãs e um ser humano adorável. Maria e eu enviamos nossas mais profundas condolências à sua esposa Janie, seu filho Wolfgang, seu irmão Alex e sua família que o apoiou em toda esta doença horrível, além, claro, de seus fãs. Descanse em paz, meu querido amigo, até nos encontrarmos novamente”.
Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin) – “É como grande tristeza que tomo conhecimento da passagem de Eddie Van Halen. (…) “Ele foi o pioneiro de uma técnica deslumbrante de guitarra, com bom gosto e elegância que sempre achei que o colocava acima de seus imitadores. R. I. P. Eddie”
Metallica – “Ficamos profundamente tristes ao saber do falecimento prematuro de Eddie Van Halen. Nós o considerávamos uma inspiração, um ídolo, e depois de passar um verão juntos na estrada em 1988, um amigo. Mandando lembranças a Alex (baterista do Van Halen e irmão de Eddie], Wolfgang Van Halen (atual baixista do Van Halen e filho de Eddie] e a todos na grande família VH. #LightUpTheSky”
Kiko Loureiro (guitarrista do Megadeth) – “Muito triste em saber do falecimento do Eddie Van Halen, foi um inspiração para tantas gerações de músicos.”
Rafael Bittencourt (guitarrista do Angra) – “2020. Que ano difícil. E para pesar mais um pouquinho a ausência de abraços e contato físico Eddie Van Halen morreu.”
Tom Morello (Rage Against the Machine): “Descanse em paz, EVH. Um dos maiores, mais inventivos e verdadeiramente visionários músicos da história. Um titã sem paralelos nos anais do rock and roll. Agradecemos do fundo dos nossos corações por cada nota espetacular”.