Documentário “Questão de Gênero” estreia no Festival de Cinema de Triunfo

 Documentário “Questão de Gênero” estreia no Festival de Cinema de Triunfo

Questão de Gênero. Foto: Erik Clementino

Com direção geral comandada pelo cineasta pernambucano Marlom Meirelles, a série documental “Questão de Genêro”, que, com um olhar sensível e multifacetado, propõe a discussão sobre diversidade sexual e de gênero, terá uma sessão especial nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 14h, dentro do Festival de Cinema de Triunfo, um dos mais renomados do estado, com debate depois da sessão. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso no local.

No Festival, o público poderá conferir o episódio de abertura da série, intitulado “As Drags do Sertão”. Nele, é apresentado aos espectadores um grupo de drag queens que vive em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, utilizando a arte para questionar e desconstruir os modelos tradicionais de masculinidade da região.

“O episódio de abertura destaca a força das drag queens em um Sertão historicamente associado a um modelo rígido e agressivo de masculinidade. Essa narrativa simboliza a essência da série: dar visibilidade a trajetórias que confrontam preconceitos e transformam as realidades locais”, diz Marlom Meirelles.

Ao todo, “Questão de Genêro” possui cinco episódios de 26 minutos cada, que, a partir da retratação de diferentes formas e expressão de gênero e sexualidade, lançam luz sobre a importância das mudanças sociais e culturais em curso numa região historicamente marcada pelo patriarcado e suas derivações, como o machismo, o sexismo e a homofobia. Entre as narrativas, histórias como a de Robeyoncé Lima, primeira deputada estadual trans de Pernambuco, e a das irmãs Ruth e Raquel, mulheres trans negras e surdas.

Vale salientar que a minissérie está sendo negociada para transmissão em serviços de streaming e TVs.

“Questão de Genêro” tem direção coletiva, com Marlom Meirelles, da Eixo Audiovisual, na direção geral. Gabriel Coêlho, graduado em cinema, com trabalhos apresentados dentro e fora do Brasil; e Renna Costa, multiartista e realizadora, sendo uma das travestis precursoras no audiovisual de Pernambuco, assinam a obra como diretores convidados. A direção de arte é de Carlota Pereira e a direção de produção de Rosinha Assis. Todos eles reconhecidos pelo trabalho com temáticas LGBTQIA+.

Serviço
Onde: Festival de Cinema de Triunfo, no Theatro Cinema Guarany
Quando: Quarta-feira, 11 de dezembro
Horário: 14h
Ingressos: A entrada é gratuita, com retirada de ingresso no local

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This