Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa em Pernambuco com destaque para a Caravana Ciência Móvel
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, iniciada em Feira Nova, promove a integração entre ciência e saberes populares, com oficinas, ações educativas e a caravana itinerante Ciência Móvel, que levará atividades científicas a diversas cidades do estado
Pernambuco começou na ultima segunda-feira (14) à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com uma abertura que movimentou o município de Feira Nova. O evento, que este ano traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, promove a integração entre ciência e saberes populares por meio de uma ampla programação que inclui oficinas e ações educativas itinerantes.
Logo no primeiro dia, a caravana Ciência Móvel iniciou sua jornada com duas vans repletas de experimentos e atividades interativas que despertaram a curiosidade de estudantes e moradores locais, proporcionando uma experiência imersiva de aprendizado. No ginásio da Escola Municipal João Murilo, o projeto levou uma programação dinâmica e envolvente, marcando o início da SNCT. “O objetivo é aproximar o conhecimento científico das comunidades do interior, tornando a ciência acessível e presente em suas rotinas. Essa iniciativa está em sintonia com as diretrizes do governo Raquel Lyra de democratizar o acesso à ciência e com o tema da SNCT deste ano, voltado para a preservação dos biomas. Mais do que transmitir conteúdos, a caravana cria oportunidades para revelar novos talentos e inspira os alunos a enxergarem a ciência sob novas perspectivas”, destacou o Diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes de Oliveira.
Entre as atividades mais concorridas estavam demonstrações de física e química, além de experiências sensoriais que explicam conceitos básicos de percepção. A presença da caravana no município faz parte de um esforço de descentralização das ações científicas, promovendo a inclusão do conhecimento. A aluna do 7º ano do ensino fundamental, Maria Luiza, ficou encantada com os experimentos, “eu nunca tinha visto de perto tantos experimentos diferentes, e pude aprender coisas novas de um jeito divertido. Agora, eu entendo melhor como a ciência faz parte do nosso dia a dia”, afirmou ela.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringe apenas à capital Recife e, com essa iniciativa, reforça a importância de aproximar a ciência das comunidades do interior pernambucano. A caravana continua seu trajeto ao longo da semana, visitando cidades como Olinda, Garanhuns, São João e Belém do São Francisco.
No Espaço Ciência, as atividades começam na terça-feira (15) com atividades e oficinas abordando diferentes temáticas, sempre conectadas ao tema dos biomas brasileiros e à conscientização ambiental. Entre os destaques do dia está a oficina “Observando os Rios”, na qual participantes analisaram a qualidade da água do manguezal Chico Science, discutindo formas de preservação.
Além das oficinas, a programação ao longo da semana contará com jogos educativos, como o “Mangue Runner”, em parceria com a Fiocruz/RJ, e um curso de jardinagem com aulas online. Outro ponto alto será a formação específica para professores, focada em temas científicos e ambientais, contribuindo para que as escolas fortaleçam o ensino de ciências.
A SNCT, que ocorre anualmente desde 2004, tem como objetivo engajar a sociedade e estimular o pensamento crítico, unindo ciência e educação em espaços públicos. Em Pernambuco, a iniciativa vai além da capital e alcança cidades do interior, como Garanhuns, Itacuruba e Belém do São Francisco, com uma programação que visa democratizar o acesso ao conhecimento científico.
ACESSE TAMBÉM
Seis em cada dez brasileiros têm interesse em temas de ciência e tecnologia
Programa InterD recebe Eder O Rocha e pastor Alexandre Cabral