CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Festival Lula Calixto ascende Arcoverde com mais de 40 atrações e programação gratuita
Festival Lula Calixto faz homenagem a Maria de Lourdes, matriarca do Coco Raízes de Arcoverde; Alto do Cruzeiro recebe expressões artísticas e grupos culturais de oito municípios pernambucanos, João Pessoa/PB e Gramado/RS
O Festival Lula Calixto celebra em Arcoverde a sua 14ª edição, mantendo a tradição de três dias seguidos de festividade no Alto do Cruzeiro. Com mais de 40 atrações na programação e dois palcos — Sede (no Alto do Cruzeiro) e Dos Mestres (palhoção em frente à casa do mestre Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco) —, as apresentações culturais e os shows acontecem a partir desta sexta-feira (16 de agosto). A festa no Sertão de Pernambuco vai até o próximo domingo (18/08). Todas as atividades são gratuitas, na rua. O festival ocorre tradicionalmente no município de Arcoverde, o Portal do Sertão, para reverenciar o legado de Lula Calixto (em memória – 1942-1999). Confira a programação completa (perfil oficial –@festivalulacalixto bit.ly/4czDNC8)
Em 2024, o 14º Festival Lula Calixto homenageia Maria de Lourdes (74 anos de idade – 18/06/1950), a matriarca da família Calixto, atualmente memória viva. Ela é uma mulher afroindígena nascida na cidade de Custódia, Sertão de Pernambuco. Radicada em Arcoverde, Maria de Lourdes realizou celebrações na cultura popular, cantando, sambando e tocando coco de raiz durante dez anos, juntamente com Lula Calixto. Por uma década, ela deu ritmo ao samba de coco com o triângulo, instrumento percussivo.
“A cidade de Arcoverde, por meio do festival, propaga o fundador do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Lula Calixto (em memória), além de homenagear a matriarca do Coco Raízes, dona Maria de Lourdes, que está viva, e de evidenciar a cultura popular e suas raízes afroindígenas”, destaca a produtora Bia Leite.
Com expressões artísticas e culturais de diversas localidades de Pernambuco, o Festival Lula Calixto traz para a sua programação, além de shows e apresentações culturais, atividades para crianças (recreação infantil), recitais, desfiles, encontros de maracatus, cortejos, grupos folclóricos e oficinas. Entre as expressões artísticas e culturais estão afoxé, boi, coco, desfile de moda, forró, maracatu, pop, reggae, reisado, rock, samba e quadrilha junina. O Lula Calixto também celebra o 28º aniversário do Coco Raízes de Arcoverde.
A maioria das atrações é local, de Arcoverde. As cidades pernambucanas que integram a grade, sendo a maior parte do interior do estado, são Afogados da Ingazeira (Sertão), Buíque (Agreste), Custódia (Sertão), Garanhuns (Agreste), Olinda (Região Metropolitana do Recife), Pesqueira (Agreste) e Recife (Capital). Ao todo, oito municípios de Pernambuco são contemplados, além da presença de um estado do Nordeste, Paraíba (João Pessoa/PB – capital paraibana), e um do Sul, Rio Grande do Sul (Gramado/RS).
“O Festival Lula Calixto é conhecido também por possibilitar o diálogo entre a cultura do interior e a da capital pernambucana, sendo considerado uma das maiores celebrações artístico-culturais da região, com toda a participação e fortalecimento do comércio e de profissionais local”, ressalta o mestre Assis Calixto, que recentemente, no mês de julho de 2024, completou cinco anos como Patrimônio Vivo de Pernambuco (desde 2019).
O festival é realizado de maneira independente, com ajuda de custos como transporte e alimentação e a colaboração de profissionais da própria cidade e de municípios interioranos vizinhos. Para este ano, o Lula Calixto leva o incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG – Ministério da Cultura – Governo Federal), da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco e o apoio da Prefeitura Municipal de Arcoverde. Para além de reverenciar a memória de Lula Calixto, o festival tem o objetivo de fortalecer tradicionalmente o comércio local.
“A celebração do legado de Lula Calixto proporciona um encontro multicultural, no Portal do Sertão, entre expressões artísticas e grupos culturais de diferentes regiões. A festividade na rua durante três dias seguidos mantém a tradição de estimular e alimentar a resistência para a identidade local e regional, propagando a cultura popular de raiz”, comenta o mestre Damião Calixto.
Pernambuco Imoral
O Coco Raízes de Arcoverde faz três shows durante o festival. Em cada, traz uma participação: Emerson Calado (percussionista arcoverdense do Cordel do Fogo Encantado), Grupo de Dança Flamenca Nuances – João Pessoa/PB e Laíz de Oyá, compositora, cantora, atriz, dançarina e performer, respectivamente.
Entre as atrações de “luxo” da Região Metropolitana do Recife estão Maciel Salú (Recife), Capim Santo (Olinda), Lia Morais (Recife), Maracatu Porto Rico (Recife) e Coco de Mulheres (Recife). Maciel Salú apresenta seu show “Baile de Rabeca”.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA (confira o perfil oficial – @festivalulacalixto bit.ly/4czDNC8)
PALCO SEDE
Quinta-feira (15/08)
18h – Aula espetáculo Comum.Sem Terra (Arcoverde) – com o grupo Coco Raízes de Arcoverde @cocoraizesdearcoverde
Sexta-feira (16/08)
18h – Desfile do Ateliê Pedaço de Pano (Arcoverde) – com a coleção do Coco Raízes de Arcoverde @atelie_pedacodepano
19h – Coco Raízes de Arcoverde (participação do percussionista arcoverdense Emerson Calado, do Cordel do Fogo Encantado) @emerson_calado
20h – Quadrilha Rainha Sertaneja (Arcoverde) @quadrilha_rainhasertaneja
21h – Afoxé Omô Nilê Ogunjá (Recife) @afoxeomonile
22h – Batuque do Sertão (Arcoverde) @maracatu_batuque_do_sertao – cortejo
23h – George Silva (Arcoverde) @georgepoeta
Sábado (17/08)
18h – Kleber Araújo (Arcoverde) @kleberaraujo.cantor
19h – Maracatu Porto Rico (Recife) @nacaoportoricoficial e Maracatu Raízes do Sertão (Arcoverde) @maracaturaizesdo – cortejo
19h30 – Boi Diamante (Arcoverde) @boidiamante.oficial
20h – SERumSOL (Gramado/RS) @serumsol
21h – Coco Raízes de Arcoverde (participação do Grupo de Dança Flamenca Nuances – João Pessoa/PB) @nuancesflamencas
22h – Coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira/PE) @coco.deroda
23h – O Mago RM (Arcoverde) @omagormoficial
0h – Lia Morais (Recife) @liamoraiscantora
1h – Maciel Salú (Recife) @macielsalu
Domingo (18/08)
16h – Laranjão (Arcoverde) @silvio.renato.laranjao
17h – Capim Santo (Olinda) @capimsantooficial
18h – Banda de Pífano Folclore Verde do Castainho (Garanhuns/PE) @bandafolcloreverdecastainho
19h – Baque Mulher (Arcoverde) @baque.mulherarcoverde
20h – Abê Adu Lofé (Recife) @abeadulofeoficial
21h – Coco Raízes de Arcoverde (participação de Laíz de Oyá) @laizdeoya
22h – Cadillac Tangerina (Arcoverde) @cadillactangerina
23h – Cabeça de Alho/Wilson Pessoa (Arcoverde) @willsonpessoa
0h – Sílvia Regina (Arcoverde) @silviaregina.oficial
PALCO DOS MESTRES
Sexta-feira (16/08)
15h – Momento Lulinha Calixto (recreação infantil com o mestre Assis Calixto / participação do Riso da Terra (Arcoverde) @risodaterra + Coco Erêmin @cocoeremin
(Arcoverde))
16h30 – Sertão Maracatu (Arcoverde) @sertaomaracatu
17h – Banda de Pífano Santa Luzia (Arcoverde) @pifanosantaluzia_ofc
18h – Coco Trupé de Arcoverde @cocotrupe
19h – Coco Mundo Novo (Buíque) @mundonovoquilombo
20h – Coco de Mulheres (Recife) @cocodemulheres
Sábado (17/08)
15h – Samba de Coco Toypé do Ororubá (Pesqueira) @sambadecocotoype
16h – Leandro Vaz (Arcoverde) @leandrovazviola
17h – Coco Pisada Segura (Arcoverde) @coco_pisada_segura
17h30 – Bloco Obirin (Recife) @blocoobirin – cortejo
18h – Motumbaxé (Arcoverde) @motumbaxe_oficial
19h – Samba de Coco Irmãs Lopes (Arcoverde) @cocoirmaslopes
20h – Samba de Coco Cachoeira da Onça (Custódia) @sambadecococachoeiradaonca
Domingo (18/08)
15h – Mistura de Raça (Arcoverde) @mestredamiao__calixto
16h – Roda 4 (Arcoverde)
17h – RNB (Recife)
18h – Pagoboys (Pesqueira) @pagoboys_pe
19h – Coco D’ Malandro (Arcoverde) @coco_d_malandro
20h – Coco Fulô do Barro (Arcoverde) @cocofulodobarro
ACESSE TAMBÉM
“Cuba Contemporânea” estreia nesta quinta na Arte Plural Galeria
Festival de Teatro do Campo Limpo (FESTCAL) celebra a arte periférica em sua 14ª edição