CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Cascabulho é o representante de Pernambuco no Cena Nordeste Piauí
Cascabulho foi selecionado por uma curadoria do Consórcio Nordeste para compor a programação do Festival, surgiu em 1995 durante a efervescência do movimento manguebeat, com o objetivo de perpetuar o trabalho de Jackson do Pandeiro
No próximo dia 2 de agosto, o grupo pernambucano Cascabulho irá representar a terra dos altos coqueiros no Festival Cena Nordeste que, nesta etapa, será realizado em Teresina/PI, entre os dias 2 e 4 de agosto, às 21h, no Espaço Cultural Osório Jr., localizado na área central da capital piauiense.
O grupo, que foi selecionado por uma curadoria do Consórcio Nordeste para compor a programação do Festival, surgiu em 1995 durante a efervescência do movimento manguebeat, com o objetivo de perpetuar o trabalho de Jackson do Pandeiro. A musicalidade do grupo abrange desde a cultura pop e o jazz até a originalidade dos pífanos e dos tambores dos maracatus, resultando em uma rica diversidade musical.
Formado, inicialmente, por Silvério Pessoa, na percussão e voz, atualmente, o Cascabulho é formado por Magrão nos vocais, Léo Oroska e Jorge Martins na percussão e vocais, Rapha Groove no baixo e Breno Cunha no acordeon. Eles apresentarão o show do disco “Fogo na Pele”, lançado em 2021 e tendo o forró como principal sonoridade.
“Para o Cascabulho, é de suma importância a participação no festival Cena Nordeste porque ele estabelece uma conexão entre as linguagens artísticas dos nove estados nordestinos e possibilita esse intercâmbio e aprendizado entre a região, fortalecendo a produção artística e cultural do nosso Nordeste. Chegaremos em Teresina pela primeira vez e esperamos que todos possam apreciar nossa música, nosso trabalho e, acima de tudo, uma alegria muito grande poder representar o estado de Pernambuco, esse estado que tem tanta força e tanta representatividade na cena cultural brasileira”, afirma o vocalista Magrão.
“O Cena Nordeste vem sendo uma grande vitrine da força da cultura popular pernambucana para além das fronteiras do nosso estado. Teresina receberá um dos grupos que representam o nosso querido movimento manguebeat. Eles, inclusive, estiveram presentes no Festival Pernambuco Meu País, em Gravatá, e foi incrível, tenho certeza que não será diferente no Piauí.”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
Entenda o festival- O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste. O projeto começou a ser gestado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e deve passar por todos os estados da região, assim, todos terão a oportunidade de ser anfitriões.
Além disso, foi atribuída uma linguagem cultural distinta a cada um dos estados. A Paraíba ficou responsável pelo graffiti, Sergipe e Alagoas pela cultura popular, o Maranhão pela música, o Piauí pelo forró, Pernambuco pelo audiovisual, Rio Grande do Norte pelo teatro, Ceará pela dança e Bahia pelo circo.
Após a passagem por Teresina, o Cena Nordeste deve passar por Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
ACESSE TAMBÉM
João Kaveto publica romance inspiracional no Brasil
João Barone lança 1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso
“O Incrível Mundo Além do Sudeste”: Festival Movimento Cidade chega a sua 6ª edição