CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Marco Antonio Fera, artista e mediador cultural, exibe “Três Meninos” em Sorocaba
Projeto, acompanhado de uma série de debates, se propõe a explorar questões como masculinidades, arte negra, interseccionalidade, saúde mental e afetos nas comunidades afro-brasileiras. Entradas são gratuitas
De 23 de julho a 01 de agosto, a Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba e Região será palco de uma série de eventos focados em temas cruciais para a sociedade contemporânea. Idealizado pelo renomado artista e mediador cultural Marco Antonio Fera, o projeto se propõe a explorar questões como masculinidades, arte negra, interseccionalidade, saúde mental e afetos nas comunidades afro-brasileiras.
“Essa iniciativa foi pensada como uma forma de aprofundar a ideia de CORPO DESOBEDIENTE, título do meu EP lançado em 2022 e do show homônimo que apresentei em 2023. Quero dar visibilidade ao pensamento que é a espinha dorsal deste trabalho: falar de amor, afeto e encontro entre pessoas negras, sobretudo homens negros, bixas e afeminadas, dando vazão aos sentimentos e construções de narrativas que fogem ao estereótipo de dor e violência”, desta o artista.
O ciclo de debates tem início em 23 de julho, às 19h30, com “Machismo e misoginia – como tratar em sala de aula?”, que contará com a participação especial de Maria Teresa. No dia seguinte, 24 de julho, também às 19h30, será a vez de discutir “Corpos Desobedientes nas Artes”, com Aure como convidade.
No dia 30 de julho, a partir das 19h30, a roda de conversa “Raça, gênero, classe, sexualidade – Novas Perspectivas” trará as reflexões de Maria Flor Amorim e Alessandra Costa, explorando os conceitos de interseccionalidade na sociedade contemporânea.
Já no dia 31 de julho, às 19h30, o debate se concentrará em “Saúde mental em uma sociedade racista e LGBTQIAPN+fóbica”, com Marco Pereira como convidado especial.
Encerrando o ciclo no dia 01 de agosto, às 19h30, “Masculinidades Negras e o desafio dos afetos” trará Wellington Ataíde para explorar as complexidades da identidade masculina negra na sociedade brasileira.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre temas urgentes e relevantes para a comunidade local e além. O projeto é viabilizado pelo Edital Secult 06/2023 – seleção de projetos na área de audiovisual com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Sorocaba.