Daruê Malungo oferece oficinas artísticas gratuitas

 Daruê Malungo oferece oficinas artísticas gratuitas

Daruê Malungo, na Zona Norte do Recife, está com inscrições abertas para o projeto “Kilombo Malungo – Formação Artística”

Daruê Malungo, o Centro de Educação e Cultura localizado na Zona Norte do Recife, está com inscrições abertas para o projeto “Kilombo Malungo – Formação Artística”, que oferece oficinas gratuitas de artes cênicas e audiovisual para jovens e adultos

O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, localizado na comunidade de Chão de Estrelas, no Zona Norte do Recife, está com inscrições para o projeto “Kilombo Malungo – Formação Artística”. Com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual João Paulo (PT), a iniciativa oferece cinco oficinas gratuitas de artes cênicas e audiovisual para jovens e adultos, com o objetivo de levar formação artística.

No momento, as inscrições estão abertas para as oficinas de Artes Cênicas – Movimentos e Brinquedos da Cultura Popular com Anne Costa; Artes Cênicas – Expressões Negras, Movimento e Encenação, com Jamila Marques; Audiovisual – Entre o Teatro e o Cinema com o Coletivo Gambiarra.

As aulas trazem um enfoque na relação entre a tradição e a pesquisa contemporânea, convidando artistas que são referências em suas áreas. A proposta é formar novos artistas e incentivar a cidadania e a inclusão social, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade.

As oficinas abordam diferentes linguagens artísticas, como capoeira, dança popular e afro, palhaçaria, teatro e cinema. “O Kilombo Malungo é um projeto com o intuito de formar artistas conectados com ideias e pensamentos ancorados na pedagogia e na formação do Daruê, e, também, em diálogo com outras formas de arte”, explica o coordenador pedagógico do Daruê Malguno, Orun Santana.

Orun enfatiza a importância do projeto para a comunidade. “É um território periférico, que vai receber jovens em situação de vulnerabilidade social, sendo uma plataforma de melhora para essas pessoas, uma relação de cidadania para esses jovens negros da periferia”. Assim, o projeto “Kilombo Malungo – Formação Artística” se apresenta como uma oportunidade única para jovens e adultos de Chão de Estrelas e arredores, oferecendo uma formação artística abrangente e integrada.

As aulas das oficinas de Palhaçaria, com Lívia Falcão; Expressão Corporal a partir da Capoeira, com Orun Santana já iniciaram. Por isso, as inscrições já estão encerradas.

Sobre o Daruê Malungo – O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, idealizado por Vilma Carijós e Mestre Meia Noite, foi criado em 5 de outubro de 1988 e registrado em 1990. Localizado na Rua Passarela, 18-A, na comunidade de Chão de Estrelas, no bairro da Campina do Barreto, Zona Norte do Recife. O centro atua com educação comunitária por meio das artes, desenvolvendo uma metodologia própria de ensino. É reconhecido na cidade como um importante espaço de criação, difusão e manutenção da cultura negra. A organização não governamental oferece diversos programas educativos e culturais para crianças, jovens e adultos, com foco na promoção da cidadania, da cultura afro-brasileira e da justiça social.

Serviço:

Oficina de Artes Cênicas – Movimentos e Brinquedos da Cultura Popular, com Anne Costa

Sobre a oficina: busca ofertar vivências práticas em algumas das manifestações da cultura popular pernambucana tendo enfoque na corporeidade dessas danças, seus códigos e possibilidades de pesquisa a partir desses universos. Além dos momentos de conversação e compartilhamento sobre as experiências de cada participante em relação aos conteúdos propostos, serão abordadas contextualizações históricas de cada dança (maracatu de baque virado, afoxé, coco, frevo, cavalo marinho, entre outras), bem como estudados alguns passos, trupés, sequências de movimento e possíveis construções coreográficas a partir de cada tema; a depender do envolvimento da turma, poderemos encaminhar o embrião de processos de pesquisa que poderão ser desenvolvidos ao longo do projeto.

Cronograma:

Quando: Agosto/2024 – terças e quintas: 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29/08/2024; Sábado: 10/08/2024

Horários: terças e quintas, das 18h às 22h; Sábado, das 14h às 18h

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1GSIlg6Up-IQx_2PVJb5PypC9xIY7Hr9EhTnCWFMVZ1E/viewform?edit_requested=true

Oficina de Artes Cênicas – Expressões Negras, Movimento e Encenação, Jamila Marques

Sobre a oficina: Estudo prático-teórico dos princípios de danças de matriz africana, considerando aspectos estéticos, técnicos, corporais e da cultura negra

Cronograma:

Setembro/2024 – Terças e quintas de setembro: dias 03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26/09/2024

Horário: das 18h às 22h

Sábado: dia 28/09/2024

Horário: das 9h às 13h

Local: Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo

Endereço: Rua Passarela, 18-A, Campina do Barreto, Recife, PE

Podem se inscrever: Jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1mvrpImOah1Kuq7DJTKrziiULFa6gBehYCoRVNMh9gkw/viewform?edit_requested=true

Oficina de Audiovisual – Entre o Teatro e o Cinema, com o Coletivo Gambiarra

Sobre a oficina: foco em contação de histórias, corpo/personagem e audiovisual. Ministrada por Cláudio Ferrário, Dea Ferraz, Hugo Coutinho e Olga Ferrário

Módulo 1 – Contação de histórias

Módulo 2 – Corpo/Personagem

Módulo 3 – Audiovisual e Mostra Culminância

Cronograma:

Outubro/2024 – Dias 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30/11/2024;

Novembro/2024 – Dias 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25, e 27/11/2024;

Dezembro/2024 – Dias 02 e 06/12/2024

Horários:

Turma manhã: das 8h às 12h;

Turma tarde: das 13h às 17h

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePj8mTM-dzRbRMLy4dEZbfQg6FmR4aa93GZeQX-tERkOdieg/viewform

VEJA TAMBÉM

Recife Assombrado ganha série

Dia do Escritor: autopublicação impulsiona novos escritores

Exposições temáticas da King Eventos são opções para férias escolares

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This