Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Governo do Estado divulga adendo da primeira rodada de submissões ao edital Ciência no Governo: Programa Cientista Arretado
Governo lança edital para mitigação de urbanismos de risco em parceria com a academia. Propostas devem focar em soluções sustentáveis e técnicas de contenção de encostas. Evento Desafios.Day promoverá discussão sobre gerenciamento de encostas em Pernambuco
O Governo do Estado lança a primeira rodada de submissões do edital Ciência no Governo: Programa Cientista Arretado com o tema Mitigação de Urbanismos de Risco. A iniciativa promove a parceria entre a academia e o Governo, por meio de um pesquisador sênior e sua equipe, para a solução de desafios da gestão pública de Pernambuco. O primeiro adendo ao edital, com as informações específicas para esta primeira rodada de submissão, encontra-se no site da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), entidade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE).
A iniciativa oferecerá suporte financeiro no valor de R$1.052.000,00 para a implementação de um projeto selecionado. A presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, destaca que as propostas devem, entre outros critérios, ser construídas com exequibilidade técnica em larga escala, utilização de matérias e técnicas construtivas sustentáveis e de contenção de encostas que minorem o efeito do microclima da área de intervenção. “A Facepe acredita que o investimento em ciência e tecnologia é o caminho para um futuro mais seguro e sustentável. Por isso, buscamos por soluções inovadoras que explorem novas abordagens e tecnologias para mitigar os desastres em áreas de encosta, e que estejam alinhadas aos critérios sustentáveis desse tipo de gerenciamento”, pontua a gestora.
De acordo com a secretária estadual de CTI, Mauricélia Montenegro, o tema proposto para esta primeira rodada é focado em solucionar problemas no gerenciamento de encostas em Pernambuco, considerando os impactos das mudanças climáticas e fortalecendo a resiliência das cidades e da economia do Estado. “O fenômeno conhecido como Urbanismo de Risco é uma realidade no nosso Estado, sobretudo nas regiões Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Sul que desenvolveu parte de sua urbanização em encostas íngremes, beiras de córregos, áreas alagadiças, etc. Com o programa Cientista Arretado e a aproximação com pesquisadores capacitados vamos, Governo e academia, propor e executar soluções para os problemas decorrentes das grandes chuvas e suas consequências”, pontua a gestora.
As propostas podem ser submetidas até 22 de julho através do Sistema AgilFAP (www.agil.facepe.br). Os interessados podem acessar o edital da primeira rodada no site da Facepe (www.facepe.br).
Desafios.Day – No dia 25 de junho, às 9h30, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, promoverá uma edição especial do Desafios.Day no auditório da Secti/PE, no bairro do Recife. O evento será voltado para o programa Cientista Arretado, com o intuito de oferecer uma oportunidade para pesquisadoras e pesquisadores sêniores apresentarem soluções inovadoras para um problema crônico do Estado: o gerenciamento de encostas em Pernambuco.
Durante o Desafios.Day, os participantes terão a oportunidade de discutir soluções e estratégias de mitigação que contribuam para a segurança e sustentabilidade das áreas de risco. A iniciativa visa fomentar a colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, empresas e órgãos governamentais, criando um ambiente propício para a inovação e desenvolvimento de tecnologias aplicáveis no contexto pernambucano.
Desafios.Day edição Cientista Arretado
Dia: 25/06/2024
Hora: 9h30
Local: Auditório da Secti/PE – R. Vital de Oliveira, 32 – Recife
Inscrições gratuitas: Clique aqui
VEJA TAMBÉM
Arena Cross Brasil chega a Jundiaí neste sábado, 22