Em maio, CCBB Educativo – Arte e Cultura recebe professor, historiador e liderança indígena Cleiray Wera Fernando

 Em maio, CCBB Educativo – Arte e Cultura recebe professor, historiador e liderança indígena Cleiray Wera Fernando

Foto: Divulgação

Os destaques do mês incluem, ainda, a atividade “Fabrincando – Renomeando o Território”, com oficina de confecção e renomeação de placas de rua. Todas as atividades são gratuitas

O CCBB Educativo – Arte e Cultura, vinculado ao CCBB São Paulo, convida o público a integrar-se à programação proposta para maio e participar do encontro com o professor, historiador e líder indígena Cleiray Wera Fernando, além da  oficina “Fabrincando – Renomeando o Território”. Também estão disponíveis atividades abertas para o público de todas as idades, pensadas a partir da exposição Década dos Oceanos – I Mostra Brasileira de Criptoarte, no Anexo do CCBB São Paulo.

Iniciando os destaques, no dia 18 de maio, às 15h, o programa educativo convida o historiador, professor e liderança do movimento indígena litorâneo, Cleiray Wera Fernando, para pensar diálogos possíveis entre a exposição “Década dos Oceanos – I Mostra Brasileira de Criptoarte” e a cosmovisão de povos indígenas. O encontro terá tradução em libras e a entrada é gratuita.

Outro destaque será o “Fabrincando – Renomeando o Território”, onde os participantes, a partir de uma proposta de história decolonial do Prédio Histórico do CCBB São Paulo e seu entorno, os convidados confeccionarão placas de ruas, podendo imprimir nelas nomes que poderiam ter sido preservados na história. Cada participante poderá levar sua placa consigo ao final da atividade.

Também no dia 18 de maio, ocorre o “Encontro de Professores: Chaves de Leitura de Ailton Krenak e Nego Bispo”. Neste encontro, as educadoras Karina Costa e Ana Lívia Castro trarão reflexões sobre como as cosmovisões indígenas e quilombolas podem dialogar com o letramento digital dentro e fora das salas de aula. A agenda contará com tradução em libras, certificação de horas e entrada gratuita.

Novas atividades inspiradas na exposição “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte” também serão oferecidas ao público de todas as idades, como o “Primeiro Brincar – Brincando no Oceano”, “Oficininha – Teatro de Sombras”, “Que Livro é Esse?”, “Conto um Conto” e “InsPiraAção”, além de visitas educativas patrimoniais e à exposição do Prédio Anexo, em português e libras.

Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura

SERVIÇO

Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000

Encontro de Professores: Chaves de Leitura de Ailton Krenak e Nego Bispo
Sábado, 18 de maio, das 10h às 12h. Auditório. Até 40 pessoas. Classificação Livre.

Data Comemorativa – Diálogos possíveis entre a exposição “Década dos Oceanos – I Mostra Brasileira de Criptoarte” e a cosmovisão indígena
Sábado, 18 de maio, das 15h às 17h. Cinema. Até 60 pessoas. Tradução simultânea em Libras. Classificação Livre.

Fabrincando – Renomeando o Território
Segundas e sextas às 16h, sábados e domingos às 13h. Mezanino do Prédio Histórico. Classificação: a partir de 7 anos. Até 10 pessoas por sessão.

Contação de histórias “Conto um Conto – Mitos de Criação”
Segundas e sextas às 11h, sábados e domingos às 14h. Prédio Anexo. Classificação: Livre.

Mediação de leitura “Que Livro é esse? – Se quiser ver uma baleia e outros livros sobre o tempo e a natureza”

Sábados e domingos, das 11h às 12h. Prédio Anexo. Classificação: Livre.

Primeiro Brincar – Brincando no Oceano
Sábados e domingos, das 15h às 16h. Prédio Anexo. Até 15 pessoas. Famílias com crianças de 0 a 3 anos.

Oficininha – Teatro de Sombras: Uma história no mar
Sábados e domingos, das 16h às 16h40. Prédio Anexo. Até 15 pessoas. Famílias com crianças de 4 a 7 anos.

Mediação Poética “InsPiraAção”
Quintas às 16h. Espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo
Classificação: Livre.

Visitas educativas – Agendadas
Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h . Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo.  Até 45 pessoas por sessão. Classificação: Livre.

Visitas educativas – Espontâneas
Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras), das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábados e domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo.  Até 15 pessoas por sessão. Classificação: Livre.

Visitas educativas em libras
Sextas-feiras das 17h às 18h e domingos das 12h às 13h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Até 15 pessoas por sessão. Classificação: Livre.

SOBRE CCBB EDUCATIVO – ARTE E CULTURA

O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, da criação de ações autorais, debates sociais, e da adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

SOBRE DÉCADA DOS OCEANOS – I MOSTRA NACIONAL DE CRIPTOARTE

A exposição “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte”, com curadoria de Marcio Harum, une criatividade, sustentabilidade e inovação usando a ciência oceânica como tema. Com uma coleção diversificada e plural, a exposição reúne 18 artistas nacionais de diferentes origens e identidades, com experiências interativas mesclando tecnologia e história da arte, promovendo reflexões da interseção entre o mundo contemporâneo e o futuro de um planeta ecossistêmico, interdependente, hiper conectado e altamente tecnológico.

Cleiray Wera Fernando é Tupi-Guarani, professor indígena, defensor da natureza, historiador indígena e liderança do movimento indígena do litoral.

Karina Costa é uma mulher preta, educadora, produtora cultural, intérprete de Libras e pesquisadora de assuntos afro- diaspóricos. Mediadora contra- colonial de patrimônios.

Ana Lívia Castro é uma mulher branca, contadora de histórias, educadora, letróloga e estudante de psicanálise. Atua em espaços de educação formal e não formal criando pontes e diálogos na interface arte, educação e saúde.

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This