Arnaldo Antunes e Vitor Araújo: “Lágrimas no Mar” ganha edição especial em vinil
Disco de Arnaldo Antunes e Vitor Araújo reúne quatro canções inéditas e releituras de Caetano Veloso e Itamar Assumpção
A parceria entre Arnaldo Antunes e o jovem pianista pernambucano Vitor Araujo foi erguida no espetáculo O Real Resiste, em 2020, que apresentaram online, dos palcos do Sesc Pompéia (projeto #EmCasaComSesc) e do Teatro Municipal de SP (Virada Cultural), entre outros. Desse encontro, nasceu Lágrimas no Mar, álbum de 2021, que agora tem sua sonoridade reproduzida em vinil, com lançamento em 27 de janeiro, pelo projeto Rocinante Três Selos.
Prodígio do piano, Vitor Araujo nasceu no Recife, em 1989, quando Arnaldo Antunes já lançava seu quinto disco com os Titãs, Õ Blésq Blom. O encontro entre esses artistas de diferentes gerações e origens resultou em um álbum denso, introspectivo, “que tem uma vontade engasgada de chorar”, como já expressou o próprio Arnaldo. A recomendação é celebrar Lágrimas no Mar saboreando cada intervenção sonora de Vitor e cada sílaba de Arnaldo.
O álbum foi registrado no estúdio Canto da Coruja, situado em um sítio no interior de São Paulo. Durante as gravações, banhos de lago, trilhas pela mata e uma busca pela natureza emocional das canções permearam o ambiente, resultando em uma obra que transborda autenticidade e sensibilidade.
Das nove faixas de Lágrimas no Mar, quatro são inéditas. Enquanto passa outro verão, que abre o disco, é doce e melancólica. A balada título, Lágrimas no mar, mostra Arnaldo ainda em tom confessional, porém otimista. O acompanhamento é com Vitor ao piano e Pedro Baby, um dos coautores da canção, no violão de nylon e na guitarra. Umbigo traz Arnaldo cantando com Marcia Xavier, em clima de canção de ninar. Já A não ser encerra o disco em tom soturno, pulsante.
Os músicos também revisitam Itamar Assumpção, em Fim de Festa, Caetano Veloso, em Como 2 e 2, e uma parceria do próprio Arnaldo Antunes com Erasmo Carlos, Manhãs de Love. Lágrimas no Mar apresenta ainda duas releituras do repertório de Arnaldo: Fora de si, do disco Ninguém (1995) e Longe, do álbum Iê Iê Iê (2009).
A reedição Rocinante Três Selos inclui capa dupla, pôster, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante. A tiragem, em vinil preto 180g, estará disponível para venda somente no e-commerce do projeto (rocinantetresselos.com), a partir de 27 de janeiro.
Tracklist
Lado A
A1. Enquanto passa outro verão (Arnaldo Antunes / Cézar Mendes) 4:05
A2. Fim de festa (Itamar Assumpção) 4:02
A3. Lágrimas no mar (Arnaldo Antunes / Marcia Xavier / João Moreira / Pedro Baby) 3:39
A4. Manhãs de love (Arnaldo Antunes / Erasmo Carlos) 5:39
Lado B
B1. Como 2 e 2 (Caetano Veloso) 4:56
B2. Longe (Arnaldo Antunes / Betão Aguiar / Marcelo Jeneci) 5:10
B3. Umbigo (Arnaldo Antunes / Cézar Mendes) 4:48
B4. Fora de si (Arnaldo Antunes) 2:46
B5. A não ser (Arnaldo Antunes / Alice Ruiz / João Bandeira) 2:23
VEJA TAMBÉM
Ylana lança primeiro single do novo álbum nesta sexta-feira (26)
Semivelhos lança disco após hiato de 5 anos da banda; ouça ‘Depois do Fim”
Sargaço Nightclub lança segundo disco, “Bioluminescente”, em teatro no Recife