CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Prévia do “Enquanto Isso na Sala da Justiça” apresenta Ney Matogrosso, Manu Chao e BaianaSystem
- Música
- 24 de janeiro de 2024
O pavilhão interno do Centro de Convenções, em Olinda, recebe, nexta sexta (26), a partir das 21h a prévia do bloco “Enquanto Isso na Sala da Justiça”. A festa, marcada pelos seus 29 anos de existência, terá como atrações principais Ney Matogrosso, Manu Chao e BaianaSystem. “Estamos com uma expectativa enorme com esse nosso próximo baile. Teremos dois shows pela primeira vez na prévia, o que é bem difícil em um evento com quase três décadas, e que receberam uma resposta pra lá de positiva”, diz Deejay Bahiano, um dos criadores do bloco e que, como o nome já indica, integra o trio olindense de DJs da festa, junto com Zé Cabeça e Gilson Martins.
Ney Matogrosso, reconhecido pela crítica e pelo público, se apresentará às 22h30, depois do grupo feminino Sambadeiras. Com um repertório variado, o artista cantará clássicos da música brasileira e outras surpresas. Manu Chao, conhecido por evitar a fama, fará um show acústico, acompanhado por outros dois músicos. “É primeira atração não brasileira na prévia e por muito tempo desejada” A banda BaianaSystem, em seu segundo ano consecutivo na prévia, apresentará seu último álbum, “OXEAXEEXU”.
Completando a festa, a Orquestra de Frevo do Babá, que acumula mais de 25 anos de atuação nos carnavais de Pernambuco e lançou em 2022 seu primeiro disco solo, o Traditio Frevo Olinda, composto por 14 faixas e repleto de hinos do carnaval olindense.
Sobre a escolha das atrações, Bahiano conta que ela segue na mesma linha do tempo inicial quando as prévias não tinham atrações com bandas, apenasr DJs. “Éramos um grupo de pessoas com gostos e predileções musicais diversas e nas festas tocavam músicas dessas nossas escolhas,ou seja, gêneros brasileiros em sua grande maioria e internacionais das décadas de 1970 e 1980 e até contemporâneos como mangue beat que despontava na época. Parafraseando o poeta Torquato Neto: acreditamos que existem várias formas de se sacudir no carnaval e queremos todas”, expõe Bahiano.
A ideia original da criação do bloco Enquanto isso na Sala da Justiça partiu de um grupo de amigos, moradores e frequentadores do Sítio Histórico de Olinda, que decidiu se fantasiar de personagens das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados para seguir atrás dos blocos infantis que desfilavam pela cidade Alta no começo da década de 1990. “Mas não chegamos a seguir os ‘bloquinhos’, resolvemos a ter um bloco próprio com roteiros escolhidos por nós. Já no ano seguinte, sacamos que a ideia teve uma adesão muito grande das pessoas que nem conhecíamos e que iria crescer. Já prévia surgiu no mesmo ano do bloco para arrecadar recursos e pagar os custos da nossa saída pelas ladeiras no Carnaval.”, conta.
Ingressos para a prévia estão disponíveis no sétimo lote, com valores de R$ 250 (social + taxas) e R$ 350 (inteira + taxas). A compra pode ser feita pelo link: www.bilheteriadigital.com/enquanto-isso-na-sala-da-justica-26-de-janeiro.
Detalhes do evento:
Data: Sexta-feira, 26 de janeiro
Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Olinda
Horário: Portões abertos às 21h
Vendas: www.bilheteriadigital.com/enquanto-isso-na-sala-da-justica-26-de-janeiro