Especialista sugere algumas dicas sobre como alcançar a sustentabilidade no seu negócio
Em tempos de preocupação ambiental, medidas voltadas ao gerenciamento de resíduos sólidos tornam-se imprescindíveis dentro de empresas de pequenos, médios e grandes portes. Segundo dados da ABRELPE (Associação Brasileira De Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a produção de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) alcançou a marca de 81,8 milhões em 2022, resultando em uma diminuição expressiva de 852,7 mil toneladas em relação a 2021. Já o número de rejeitos coletados no ano passado, chegou a 76,1 milhões, equivalente a 93% de lixo coletado.
A má gestão dos mesmos também pode causar multas e até mesmo paralisações na produção, o que preocupa ainda mais os gestores. Muito além de apenas separar o lixo corretamente, práticas sustentáveis contribuem para a preservação do meio ambiente, englobando diferentes aspectos cotidianos, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Mas afinal, como isso deve ser feito?
A geógrafa, especialista em Gestão Ambiental e fundadora da Singular Ambiental, Susi Uhren, pontua cinco ações fundamentais para empresas e startups que desejam se tornar sustentáveis:
1° – Comprometimento da alta direção com a Sustentabilidade Ambiental Corporativa:
“Em primeiro lugar é preciso que os dirigentes da empresa reconheçam e aceitem essa necessidade, além de entenderem que todo tipo de negócio pode e deve ser sustentável ambientalmente. Projetos ambientais com o intuito de tornar a empresa sustentável só se tornarão realidade se tiverem o comprometimento da alta direção da empresa.”
2°- Diagnóstico inicial para determinar os aspectos e impactos ambientais da atividade:
“As atividades empresariais produzem muitos impactos ambientais negativos e, tais impactos precisam ser administrados de modo que sejam suprimidos ou amenizados ao máximo. Sem esse controle, a natureza e nós próprios estaremos sujeitos à degradação com resultados que talvez nem consigamos mensurar.”
3° – Desenvolvimento de projetos ambientais com o intuito de mitigar impactos ambientais negativos:
“Planos e projetos sustentáveis devem ser delineados com o objetivo de alcançar a Sustentabilidade Ambiental Corporativa.”
4° – Conscientização ambiental dos colaboradores:
“Projetos ou atuações empresariais que intencionam ser sustentáveis ambientalmente precisam, necessariamente, adequar suas ações e atividades para compor os três fatores que fundamentam a sustentabilidade ambiental: econômico, social, ambiental. A falta de quaisquer um deles ou a ausência de programas de conscientização impactam negativamente a implantação dos projetos.”
5° – Comunicação dos objetivos e metas ambientais para os públicos internos e externos da organização:
“Empresas sustentáveis ambientalmente são saudáveis e têm um papel fundamental em transmitir e incutir aos seus públicos, internos e externos, que existe a possibilidade de crescimento econômico sem degradação ambiental, bastando para isso que as empresas assumam suas responsabilidades para com o meio ambiente.”
“O meio ambiente nos dá a oportunidade de avançar com expectativas positivas para o futuro”, afirma Susi Uhren.
Atuando há mais de 25 anos no mercado de resíduos comuns e perigosos, a especialista fundou a Singular Ambiental com o objetivo de desenvolver técnicas ecoconscientes para empresas, por meio de soluções efetivas, para corporações que desejam alcançar um futuro mais consciente, com mudanças práticas e cabíveis.
A adaptação ao movimento, antes de tudo, deve partir da nossa individualidade. No dia-a-dia, atitudes em prol do meio ambiente devem ser tomadas desde os pequenos detalhes, como o descarte correto de resíduos contaminados, até os grandes, como a adaptação de maquinários poluentes por tecnologias sem impacto ambiental.
Presente em todos os setores, a empresa apresenta estratégias ambientais de descarte de resíduos, coletas de recicláveis e projetos educacionais através de cursos, palestras e orientações sobre gestão e consciência ambiental.
Serviço: https://www.singularambiental.com.br