“Retratos fantasmas” no Oscar: o crítico de cinema Dalenogare analisa indicação

 

A Academia Brasileira de cinema e artes audiovisuais anunciou que “Retratos Fantasmas” é o representante brasileiro no Oscar 2024.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou hoje (12) o filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, como o representante do Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar de melhor filme internacional no Oscar 2024.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

O filme escolhido concorria com cinco que foram pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais entre 28 longas brasileiros. Também estavam competindo pela indicação os filmes Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas, de Sergio Carvalho; Nosso Sonho – A Historia De Claudinho E Buchecha, de Eduardo Albergaria; Pedágio, de Carolina Markowicz; e Urubus, de Claudio Borrelli. (Agência Brasil)

Neste vídeo, o crítico de cinema Dalenogare analisa os caminhos dessa jornada.

“Retratos Fantasmas” é um filme que eu recomendo muito, é um filme belíssimo. Acredito que ele terá um circuito ampliado a partir de agora, assim como “Bacurau” teve no ano passado. “Retratos Fantasmas” é um documentário que fala não só sobre a paixão pelo cinema, mas também propõe uma reflexão muito especial sobre o cotidiano.

Proponho uma reflexão muito especial também sobre costumes que acabaram ficando de lado. O centro como referência. Essa jornada que você tem de se definir nos cinemas de rua é um retrato muito bonito para o Recife, que pode ser expandido com certeza para a aplicação na realidade do espectador.

(…)

Então, diferentemente de outras temporadas, em que o Brasil não selecionou seu melhor filme, ou fazia apenas o voto pelo amor, eu até imagino que esse voto para “Retratos Fantasmas” também foi um voto pelo amor ao filme. Mas justamente o filme que me aparenta ter mais chances de conseguir repercussão, de conseguir visibilidade.

É difícil, sim, é muito difícil um documentário entrar para consideração para filme internacional.

Por outro lado, por que não viabilizar a campanha para documentário? Em se tratando de outros mercados, o Chile está forte nesse ano. “Los Colonos”. Assisti ontem, baita filme. A Argentina vem mais uma vez forte nessa temporada. Tem grandes candidatos. E o Brasil, com “Retratos Fantasmas”.

“Retratos fantasmas” no Oscar

VEJA TAMBÉM

“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, tem pré-estreia no Recife

Mostra de Cinema Chinês exibe programação gratuita on-line e presencial

 

 

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This