Rio de Janeiro recebe a 1ª edição da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia

 Rio de Janeiro recebe a 1ª edição da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia

A concepção do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA tem a assinatura dos curadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto

 

Exposição abre para o público no dia 20 de setembro, no Rio de Janeiro com pluralidade de artistas que representam 30 países do mundo

A partir de 20 de setembro, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, apresenta um panorama contemporâneo das criações artísticas que fazem uso de tecnologia e inovação reunindo 70 obras de 30 países, que propõem novas formas de pensar e agir diante das ferramentas digitais e tecnológicas.

A primeira edição do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA apresenta trabalhos de 66 artistas, coletivos e estúdios, e entre eles, dez representam o Brasil. Tanto no interior quanto na área externa em frente ao Museu, na Praça Mauá, o público será convidado a experimentar a arte com realidades aumentadas, realidades virtuais, trabalhos com inteligência artificial, instalações interativas, machine learning, animações, gameart e vídeos. Será possível tocar, percorrer instalações e se integrar às obras, como em projeções, além de compor retratos em tempo-real, entre outros. Os projetos se dividem em dois temas: A Nova Estética e a Supercriatividade.

A concepção do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA tem a assinatura dos curadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, que são referência mundial pela realização de exposições de arte eletrônica e pela fundação do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado há mais de 20 anos.

Os curadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto analisam aspectos que formam o projeto: “Quando pensamos na Arte recente, no sentido estrito, pensamos necessariamente no conceito de Novo como motor das artes, sem o qual elas seriam meramente normatizadas ou puramente mercadológicas. (…) Quando refletimos sobre o conceito de ‘Arte e Tecnologia’, notamos que mais do que uma junção entre essas duas coisas, ocorre uma fusão entre o novo e a inovação e, dessa maneira, surge uma outra forma de conceito, o qual chamamos de NOVA = novo artístico + fusão + inovação tecnológica”.

Dentro do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o NOVA BIENAL RIO ocupará o Espaço Expositivo Temporário, até o dia 29 de outubro, e também trará atrações de destaque no Átrio e Lounge do museu. Na Praça Mauá, em frente ao Museu, uma seleção de obras que priorizam, principalmente, a interatividade terão acesso livre e gratuito, por 12 dias, de 20 de setembro a 1º de outubro.

“A proposta inovadora da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia se conecta com nossa missão, reúne obras que nos integram com o meio ambiente e os ecossistemas, traz uma rica diversidade de artistas e temas que vão instigar os visitantes. Ser o palco carioca de todo esse potencial artístico explorando as tecnologias mais avançadas como a inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, é mais uma oportunidade de trabalhar questões urgentes de forma lúdica junto ao nosso público. Além disso, a maioria das obras convida o público a interagir, explorar os sentidos e a sensorialidade para construção de significados”, explica Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura.

O NOVA tem patrocínio master da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura: “A Nova celebra toda diversidade da arte e tecnologia com uma programação que valoriza a inovação, estimula a reflexão e promove a troca de conhecimento, contribuindo com um dos compromissos da companhia com a sociedade que é o desenvolvimento da cidadania através da cultura”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

Serviço:

NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA

Abertura: 19 de setembro – 18:30

Exposição: entre 20 de setembro e 29 de outubro

Classificação: Livre

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.

Venda on-line Link

Veja Também

Universidade abre inscrições para evento de audiovisual

Seminários da The LYCRA Company sobre soluções sustentáveis

Jequitinhonha e Norte de Minas no topo do Ranking do Tesouro

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This