China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua
Parque Dois Irmãos no Recife abriga Sena, o chimpazé mais velho do Brasil [COM VÍDEO]
Segundo a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), o chimpanzé Sena, com 66 anos, é considerado o mais velho do Brasil e, talvez, do mundo, já que os indivíduos da mesma espécie que integravam o Guinness Book pela idade faleceram recentemente
Por AD Luna
@interdmc
O Parque Estadual Dois Irmãos abriga o zoológico público do Recife, que conta com cerca de 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos que conta com cerca de 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos. Dentre eles, uma figura ilustre: o chimpazé Sena, que completou 66 anos no dia 18 de agosto de 2023.
De acordo com Marina Falcão, o local possui uma história que remonta aos tempos das províncias de Pernambuco. “Como conhecemos hoje, em 1916 foi inaugurado o Horto Florestal de Dois Irmãos, justamente para proteger a mata com seus irmãos, que é esse grande patrimônio na Mata Atlântica que temos aqui”, diz ela.
Em 1939, o parque passou a ser nomeado como Horto Botânico Dois Irmãos. Em seguida, foi inaugurado o Zoológico Dois Irmãos. Finalmente, em 1998, todo o complexo passou a se chamar Parque Estadual de Dois Irmãos, com área protegida por lei visando conservar seu rico ambiente.
Assista à matéria do InterD sobre o Parque Dois Irmãos e o Chimpanzé Sena
Importância dos zoos
Além de encantar diversas gerações de pernambucanos e visitantes de outros estados e países, o zoológico recifense, assim como outros espalhados pelo mundo, é um valioso centro de educação ambiental, científica e preservação da biodiversidade.
“A importância do zoológico está justamente em proporcionar a conservação de algumas espécies animais que estão alocadas aqui dentro, onde são realizadas pesquisas que vão desde o estudo do comportamento dos animais até a genética”, explica a bióloga Isabel Lima.
Para Isabel, outros pontos importantes a serem destacados dizem respeito à educação ambiental e à recreação, o que permite às pessoas terem um contato mais próximo com animais silvestres.
Sena, o chimpazé
Segundo a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Sena é considerado o chimpanzé mais velho do Brasil e, talvez, do mundo, já que os indivíduos da mesma espécie que integravam o Guinness Book pela idade faleceram recentemente.
“Sena é um animal muito querido pela população e por nós. Ele possui uma equipe de nutrição, biólogos e veterinários que cuidam de seu bem-estar. Fazemos de tudo para que ele viva mais anos aqui conosco”, expõe Fernanda Justina, bióloga e gerente técnica do Parque. Justina explica que, em média, os chimpazés podem viver até os 50 anos.
Sena aportou em Dois Irmãos aos 15 anos de idade, vindo de um circo, cujo dono não quis mais cuidar de problemas dentários detectados no animal. Mas, quando chegou ao parque, foi calorosamente acolhido pelo então diretor e recebeu atendimento odontológico humano. Após o tratamento, Sena nunca mais enfrentou questões sérias de saúde.
Funcionamento
O Parque Dois Irmãos funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 5, a inteira, e R$ 2,50, a meia-entrada para estudantes, professores, idosos e pessoas com necessidades especiais. Crianças de até 5 anos não pagam.
As atividades no parque incluem trilhas, visitas guiadas, bastidores e atividades no Polo de Educação, que devem ser agendadas com antecedência através do telefone (81) 3184.7754 e do email: zoodoisirmaoscea@gmail.com. As atividades no Polo da Educação acontecem nos finais de semana e em datas comemorativas.
VEJA TAMBÉM
Biólogos registram comportamento homossexual entre macacos-prego
Macacos-prego usam ferramentas para quebrar sementes e frutos
O método científico: professor da UFPE explica como ele funciona
O que é o movimento conservacionista? Com a bióloga Isabel Lima; ouça
Como funciona a ciência? Com o professor Ulysses Albuquerque (UFPE); ouça