CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
livRO AZ – poemas de Ronaldo Azeredo, pioneiro da poesia concreta
Antologia idealizada por Augusto de Campos e Lygia Azeredo, livRO AZ, é agora lançada em edição com tiragem de 400 exemplares, organização de Daniel Scandurra e viabilização de Marcelo, Carla, Alexandre, Henrique e Fábio Azeredo
Neste sábado (19), as 15h, na área externa da Casa das Rosas em São Paulo, acontece o evento de lançamento de LIV RO AZ, uma antologia da obra de Ronaldo Azeredo. O livro está em pré venda pelo link e antecipado custa R$ 230 para buscar no dia do lançamento e R$ 240 para envio por correio (a promoção no frete é relativa a primeira leva de 70 exemplares).
No evento haverá uma mesa para falar sobre a obra de Ronaldo Azeredo com participação especialíssima de Augusto de Campos e dos amigos do poeta: Lúcio Agra (professor, artista e colaborador na revisão da antologia), Carlos Adriano (cineasta e autor da única entrevista de Ronaldo), Marli Siqueira Leite (pesquisadora e curadora da última exposição realizada reunindo as obras de Ronaldo) e Marcelo Tápia (que realizou a primeira antologia de Ronaldo em 1985, esgotada).
E depois um momento de leituras e performances multimídias baseadas na obra de Ronaldo com Lucio Agra, Fabio Brazza, Daniel Scandurra, Alexandre Azeredo, Marcelo Tápia, Diana Junkes, Natália de Barros, Henrique Azeredo, Patrícia Lino, Omar Khouri, Julio Mendonça, Juliana Pondian e Cid Campos.
O poeta pioneiro da poesia concreta e quase inédito, Ronaldo Azeredo (1937-2006), tem a proeza de ter uma poesia rara e concisa que, ao mesmo tempo, emana complexa biodiversidade poética. Como resume Augusto de Campos, “a diversificação de suas experiências, sempre imprevisíveis, e a raridade de suas intervenções são testemunho de seu radicalismo.” (texto resiste ro, 1985-2016).
Para sua obra intersemiótica, que logo aboliu a palavra e se lançou aos limiares entre poesia e artes plásticas, antologia é sinônimo de desafio editorial e edição especial. Nesse cenário nasce a antologia livRO AZ, um poema-livRO de poema-livROs. Uma caixa/capa preta e branca feita a mãos e cortes laser, contendo a enorme maioria da produção artística conhecida de Ronaldo. Entre reproduções facsimiles e transcriações, cerca de 36 trabalhos realizados entre 1954 e 2005 se distribuem por poemas-cartazes, poemas-livretos, poemas-folders, poemas-objetos com formatos e acabamentos técno-gráficos variados, abrangendo impressões em offset, serigrafia, tecidos e papéis recortados em máquina laser, transparências, empastamento e laminação de papel, colagens, clichês de relevo, vincos e cortes especiais, velcro, stencil, spray, carimbo, e até mesmo flores e folhas de verdade.
Ronaldo é poeta do “Pensamento Impresso”*: tem como matéria prima o próprio insight poético e, segundo Augusto, “é, essencialmente, um poeta de ‘roughs’, de pensamento bruto”. Nas baixas tiragens de seus “poemas-álbuns” discografia cada detalhe é como se fosse uma música: o tipo de material, os processos de viabilização e o resultado plástico são igualmente relevantes… e é por aí onde reside a peculiaridade do desafio que é coligir sua obra em um único objeto-livro. “O material é tão díspar que a sua reunião (…) requer praticamente uma curadoria”, sim, uma curadoria de processos técnicos e artísticos em um ambiente poético que não hierarquiza significado, significante e signo, onde tudo é quente e, portanto, poesia: “radicalismo natural, não autoritário.
livRO AZ- Sobre a tiragem
A tiragem é de 400 exemplares numerados e a edição é independente. Esta tão aguardada antologia começou a ser idealizada quando Augusto de Campos e Lygia Azeredo por volta de 2005, quando organizaram o acervo de Ronaldo e iniciaram as tentativas de viabilização. Em 2018, Daniel Scandurra assumiu a responsabilidade pelo projeto (leia-se: design, pesquisa e produção) e em 2022, filha, filho e netos de Ronaldo entraram como parceiros e tornaram possível financeiramente esta edição. Manteve-se, portanto, a tradição autonomista da produção de Ronaldo, que teve o grande pintor Alfredo Volpi, como principal financiador de sua obra (7 trabalhos entre 1972 e 1978).
Antologia é sinônimo de desafio editorial e edição especial. livRO AZ é um meta-poema-livro, uma caixa/capa contendo 26 /ítens soltos, poemas-cartazes, poemas-livretos e poemas-folders, com formatos e acabamentos técno-gráficos variados, abrangendo impressões em offset e serigrafia, tecidos e papéis recortados em máquina laser, transparências, laminações, clichês de relevo, vincos e velcros e mais.
A tiragem é de 400 exemplares numerados e a edição é independente (como toda a obra de Ronaldo). Esta tão aguardada antologia começou a ser idealizada por Augusto de Campos e Lygia Azeredo em 2005, quando organizaram o acervo de Ronaldo e iniciaram as tentativas de viabilização de uma publicação. Em 2018, Daniel Scandurra assumiu a responsabilidade pelo projeto (leia-se: design, pesquisa e produção) e em 2022, os filhos e netos de Ronaldo entraram como parceiros e tornaram possível financeiramente esta edição (assim como Alfredo Volpi fizera com os poemas de seu amigo Ronaldo durante a década de 1970). O livro está em pré venda pelo site: ronaldoazeredo.com.br
“De Vila Isabel lhe veio o primeiro pai artístico: NOEL. Em São Paulo chegou ao segundo: OSWALD, que nunca soube fazer “versos”. O outro foi VOLPI, um sábio da retina, o primitivo tecnizado com que Oswald sonhou: “o importante é ter a idéia. A execução, depois, é fácil”, Augusto de Campos em “Resiste Ro” 1986.
Saiba mais acessando: ronaldoazeredo.com.br
Veja Também:
Livro “O poder do ânimo” entra para a lista de mais vendidos
Audiolivro amplia participação no mercado com ouvinte-leitor
Bienal Internacional do Livro de Pernambuco homenageia Lia de Itamaracá e Josué de Casto