CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Abril pro Rock 30 anos: Paulo André fala sobre a história do festival; ouça
Paulo André Pires, criador e produtor do Abril pro Rock, fala sobre a história do evento, dos grandes momentos e da indústria da música
Por AD Luna
Neste sábado (13/05) e domingo (14/05), o Clube Português, no Recife, recebe a 30ª edição do Abril Pro Rock. Entre as atrações, as bandas Crypta, Dorsal Atlântica, Devotos, Incantation, Gangrena Gasosa, Edu Falashi, Open the Coffin (confira a programação completa e serviço).
Nesta edição extra, somente produzida para as plataformas digitais, o InterD – ciência e cultura recebe o homem por trás do Abril.
Paulo André Moraes Pires, 55, é de Recife, Pernambuco. Além de ter criado o festival, ele realizou turnês brasileiras de artistas como Vive la Féte, Lee “Scratch” Perry, The Charlatans, dEUS, Jon Spencer Blues Explosion, Aterciopelados, Antibalas, Buraka Som Sistema, Chicha Libre, Instituto Mexicano del Sonido e outros.
Produziu artistas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, DJ Dolores y Orchestra Santa Massa, Nação Zumbi, Siba e a Fuloresta, Cascabulho, Felipe Cordeiro entre outros. Realizou turnês internacionais com estes artistas pelo Canadá, Europa e Estados Unidos.
É criador e ex-diretor do Porto Musical, conferência internacional de música e tecnologia, que acontece desde 2005 no Recife, em parceria com a Womex – World Music Expo e autor do livro “Memórias de um motorista de Turnês” lançado em 2002, pela CEPE.
Neste entrevista com o músico e jornalista AD Luna, Paulo André fala do “princípio do começo” do Abril, dos momentos inesquecíveis que viveu nessas três décadas, das profundas mudanças ocorridas no mercado da música, entre outros temas.
Ouça aqui
VEJA TAMBÉM
Abril Pro Rock celebra 30ª edição, confira a ordem dos shows
Paulo André Pires, criador do Abril pro Rock, lança livro de memórias
Nação Zumbi, Canivetes, Juliana Notari e Mutantes no Abril Pro Rock 2007