Observatório da Sé em Olinda promove “A noite do Yuri”

 Observatório da Sé em Olinda promove “A noite do Yuri”

“A noite do Yuri” é uma celebração internacional em alusão ao feito do cosmonauta soviético Yuri Gagarin

O Observatório do Alto da Sé, em Olinda, promove nesta quarta (12), “A noite do Yuri” (Yuri’s Night). A partir das 18h, na área externa, serão exibidos vídeos e documentários sobre a exploração espacial. O acesso é gratuito e não precisa de inscrição prévia. 

Criada em 2001, “A noite do Yuri” é uma celebração internacional em alusão ao feito do cosmonauta Yuri Gagarin. Em 12 de abril de 1961, o então piloto soviético deixou o planeta Terra a bordo da nave espacial Vostok 1, numa viagem que durou 108 minutos.

A escolha

Gagarin foi escolhido pela sua habilidade como piloto e por conta do excelente desempenho nos treinamentos e biotipo adequado para a missão – já que media 1,58 metros de altura e 69 kg. Ele tinha 27 anos e uma carreira vertiginosa. Filho de camponeses, nasceu em uma fazenda coletiva e, antes de se tornar piloto, foi metalúrgico. 

Além do feito individual, “A noite do Yuri” celebra esse importante marco na exploração espacial realizada pela humanidade.

Antes de sua ida ao espaço, Gagarin escreveu uma carta de despedida para a esposa, Valentina, que deveria ser entregue caso ele morresse. Ela recebeu o escrito sete anos depois, quando Gagarin morreu, em um acidente de avião, em 27 de março de 1968.

Gagarin e o frevo

Além de ter sido considerado um herói na antiga União Soviética, as homenagens internacionais renderam a Gagarin o frevo “A Lua disse”, de Gildo Branco. A música teve grande repercussão às vésperas do Carnaval do Recife de 1962, na voz de Evaldo França.

Serviço

“A noite do Yuri”

12 de abril, a partir das 18h

Parte externa do Observatório do Alto da Sé, em Olinda

Evento aberto ao público

VEJA TAMBÉM

Yuri Gagarin: primeiro humano a ir ao espaço, soviético ganhou frevo em sua homenagem

Ciência Jovem: promovida pelo Espaço Ciência, feira internacional acontece em Olinda

Produção científica da China gera riqueza e alta tecnologia

 

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This