CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Colégio Visconde de Porto Seguro promove Festival Cultural 2022
Os meses de novembro e dezembro terão grandes ações culturais no Colégio Visconde de Porto Seguro. O Festival Cultural 2022 conta com diversas apresentações que valorizam os talentos dos estudantes. Durante todo o ano, os alunos desenvolvem habilidades em cursos extras de cultura: artes visuais, artes cênicas, música, cinema, poesia, balé, gastronomia. O festival coroa o fim do ano letivo, promovendo e fomentando o intercâmbio cultural.
A programação terá 16 peças de teatro inéditas, criadas e produzidas pelos grupos de teatro e seus professores, que vão do 2º ano do Fundamental até o Abitur. Além disso, o evento é aberto a toda comunidade escolar e terá dois shows do Porto Rock (Valinhos e SP) a oficina de bandas do Colégio, com alunos a partir do 8º ano. As famílias ainda poderão acompanhar três noites musicais, uma apresentação de curtas metragens do curso Jovem Cineasta com Daniela Gracindo (alunos do Fundamental 2) e uma apresentação de balé com crianças do Fundamental 1. Na agenda ainda estão previstas as apresentações dos cursos extras de música, das unidades Morumbi, Panamby e Valinhos.
Para a Diretora de Comunicação e Cultura do Colégio Visconde de Porto Seguro, Lisie de Lucca, o Festival apresenta o resultado de muito planejamento, estudo, pesquisa, dedicação, mobilização de saberes e habilidades dos alunos para realizar os espetáculos de forma colaborativa. Para o público, é uma rica oportunidade de ouvir essa geração, que se expressa também por meio da arte.
“Serão 23 espetáculos inéditos que colocarão nossos alunos no palco para se divertir e mostrar o que desenvolveram ao longo do ano. Além das habilidades específicas de cada modalidade escolhida, há aquelas que permeiam a prática artística como um todo: proatividade, cooperação, autopercepção, desinibição, capacidade de falar em público (inclusive em outros idiomas), negociação, tolerância à ambiguidade e ao acaso, criação de vínculos afetivos e muito mais.”
Lisie explica que as apresentações são elaboradas ao longo do ano durante os cursos extras de teatro, violino, violão, piano, coral, orquestra, guitarra, bateria, cinema e balé. “Os alunos escolhem os cursos extras de acordo com as suas inclinações e interesses, criando seu próprio percurso formativo. O compromisso do Colégio é acompanhá-los nesse percurso para que possam trilhá-lo com competência, confiança e alegria”, afirma.
A Diretora de Comunicação e Cultura do Colégio Visconde de Porto Seguro conta ainda que, ao longo do ano o Colégio promove diversos eventos culturais, oferecendo outras oportunidades para os alunos performarem, dentro e fora da escola, como o palco cultural da Festa Junina, em que os estudantes se apresentam para milhares de pessoas, e ações externas do programa Cultura na Cidade. “O Porto prima por um ensino de excelência sem perder de vista a promoção de atividades que permitam aos alunos se realizarem coletivamente a partir de seus próprios talentos e interesses”. Os eventos ocorrem nos câmpus Morumbi, Panamby e Valinhos.