CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Espaço Ciência (PE) e Observatório Nacional (RJ) firmam convênio para experimento global sobre o campo magnético da Terra
O Espaço Ciência, no Recife, e o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, celebraram um convênio de cooperação técnica que prevê, como ação inicial, a realização de um experimento global para medir o campo magnético da Terra. A ideia é envolver escolas, instituições e pessoas, de todo o mundo, em uma ação integrada na qual, utilizando um aplicativo de celular, poderão medir as componentes do campo magnético da Terra em diferentes pontos.
Os dados coletados serão encaminhados ao Espaço Ciência por meio de um formulário eletrônico e alimentarão uma planilha vinculada ao aplicativo Google Earth. A intenção é que, posteriormente, os resultados do experimento gerem uma publicação e uma exposição permanente sobre geomagnetismo e a medição do campo magnético da Terra no Espaço Ciência.
A ação será acompanhada pela equipe de Geofísica do Observatório Nacional, que é responsável pelo monitoramento das variações no campo magnético da Terra, junto com uma Rede de Observatórios em todo o mundo.
“Essas variações podem ter interferência em diversos aspectos, desde a navegação e o controle de aviões até a transmissão em TVs e celulares e distribuição de energia. Podem, inclusive, indicar a existência de minérios em algumas regiões”, explica o físico Fernando Machado, assessor especial do Espaço Ciência.
“Queremos envolver professores e estudantes de escolas do mundo inteiro em um experimento coletivo em que cada grupo é parte de uma pesquisa global”, explica o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão. O experimento também pode ser realizado individualmente, por qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta.
Para isso, serão utilizados magnetômetros e GPS de celulares, tanto na plataforma Android como no IOS, por meio de aplicativos gratuitos, a exemplo do “Physics Toolbox Suite”, desenvolvido com apoio da National Science Foundation, dos Estados Unidos. Em breve, o Espaço Ciência estará disponibilizando um manual de orientações e o formulário eletrônico para participação no experimento.
VEJA TAMBÉM
Semana Nacional de Museus: gestores pernambucanos dialogam sobre desafios
Ciência e imaginação: cientistas também partem de suposições imaginárias
“Não Olhe para Cima” e a caricatura do divulgador da ciência
Ciência em Pernambuco: cinco cientistas são premiados por atuação contra covid-19
Indústria 4.0 : Pernambuco representa o Brasil em evento na Alemanha