Bicentenário da Independência: SBPC lança vídeo em comemoração à data
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança vídeo comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil, com um convite a refletir sobre o que desejamos para os próximos 200 anos.
O filme cita que a independência do Brasil foi um processo que começou bem antes de 1822 e se desdobrou por muitas regiões do País, envolvendo várias camadas da população. E mostra que a independência do Brasil foi um processo longo e árduo, e que continua até os dias de hoje, 200 anos depois.
A produção do vídeo sobre o Bicentenário da Independência destaca ainda a Constituição Federal de 1988 como uma das grandes conquistados nestes dois séculos, estabelecendo direitos e liberdades básicas invioláveis para os brasileiros, como a igualdade de gêneros, a criminalização do racismo, e os deveres do Estado com a educação, saúde, meio ambiente, populações indígenas, cultura, ciência, entre outros.
“A nação brasileira completa 200 anos”: SBPC celebra o 7 de setembro com conferência
Neste 7 de setembro, o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira irá proferir a palestra intitulada “A nação brasileira completa 200 anos: apenas uma nação forte pode levar o brasil ao desenvolvimento e reduzir as desigualdades”. A atividade, que terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, será apresentada por Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O evento é parte da série de sete debates que trouxe discussões sobre como a ciência contribui para a soberania e independência nacional em diversos setores. Entre os temas abordados estão “Ciência e desenvolvimento industrial”, “Ciência e Segurança Pública”, “Ciência e meio ambiente”, “Ciência e educação”, “Ciência e saúde” e “Ciência e desenvolvimento sustentável”. A série completa está disponível neste link.
Veja também
Renato Janine Ribeiro: “Não há progresso sem ciência”
Ciência em Pernambuco: cinco cientistas são premiados por atuação contra covid-19