CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Airto Moreira precisa de ajuda
O percussionista e compositor Airto Moreira tocou ao lado de ícones como Miles Davis, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Dave Holland, Chick Corea, John McLaughlin, Keith Jarrett, Stanley Clarke, integrou a formação original do Weather Report ao lado de Wayne Shorter, Joe Zavignul, Miroslav Vitous e Alphonse Mouzon
Por José Teles
Airto Moreira é um dos mais importantes músicos do mundo. A afirmação é até redundante. A partir de 1969, com Dom Um Romão, e Naná Vasconcelos, Airto revolucionou a percussão no jazz, onde então predominavam os percussas cubanos. Tocou e gravou com quase todos os medalhões dos EUA, de Miles Davis a Chick Corea. Manteve uma sólida carreira solo por 50 anos nos Estados Unidos.
Nos anos 60, foi do samba jazz, e em 1966 integrou o primeiro supergrupo da MPB, o Quarteto Novo, com Théo de Barros, Hermeto Pascoal, e Heraldo do Monte.
Pois bem, com um curriculo desses, aos 80 anos, de volta ao Brasil, Airto está doente foi pego de surpresa com o diagnóstico de uma pneumonia forte que o colocou em risco e deixou sequelas motoras.
Hoje ele necessita de fisioterapia, fonoaudiologia e tratamentos especiais. Mas como não está em condições de fazer shows, que é sua fonte de renda maior não está também em condições de pagar o tratamento.
Por sua vez, Flora Purim, sua mulher, umas das mais celebradas cantoras de jazz, de carreira igualmente gloriosa nos EUA, teve que cancelar sua agenda na Europa para não deixar Airto.
Assim está rolando uma vaquinha na web para ajudar no tratamento de Airto. O link para contribuições. Eu já mandei um pix. Mandem os seus.
AD Luna entrevista Airto Moreira no programa Mão na Massa
Airto Moreira fala sobre Miles Davis
Texto da campanha
O gênio da bateria e da percussão Airto Moreira precisa de nós!!
Airto nos presenteou com seu talento, seu bom gosto e com música da melhor qualidade. Chegou a nossa vez de retribuir.
Há pouco tempo no Brasil, Airto, hoje com 80 anos de idade, foi pego de surpresa com o diagnóstico de uma pneumonia forte que o colocou em risco e deixou sequelas motoras. Hoje ele necessita de fisioterapia, fonoaudiologia e tratamentos especiais.
Nosso objetivo aqui é arrecadar uma quantia suficiente pra que ele possa atravessar esse momento delicado com serenidade, conforto, dignidade e todos os cuidados necessários.
Airto tocou ao lado de ícones como Miles Davis, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Dave Holland, Chick Corea, John McLaughlin, Keith Jarrett, Stanley Clarke, integrou a formação original do Weather Report ao lado de Wayne Shorter, Joe Zavignul, Miroslav Vitous e Alphonse Mouzon.
“Eu me interesso pelo som, as cores… para mim, o percussionista é um pintor que se move entre os instrumentos de acordo com a música. É a cola que une e dá coesão ao conjunto. Não se trata de impor-se, mas de compartilhar. Não incomodar, mas inspirar”.
Vamos nos unir nessa causa.
Vamos contribuir!
Vamos compartilhar!
Veja também
Religiões de terreiro formam grandes percussionistas
Percussão erudita inspira músicos de outros estilos
Maracatu nação é uma coisa, grupo de percussão é outra. Entenda