CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Silvio Meira explica metaverso em webinar gratuito
Cientista-chefe da TDS Company, Silvio Meira, apresenta dez características fundamentais reunidas em seu mais recente ebook; inscrições estão abertas para o encontro, marcado para as 18h30
Na ocasião Silvio Meira irá apresentar os conceitos estabelecidos em seu eBook Definindo “o” metaverso, onde reúne um robusto referencial bibliográfico para explicar a rede massiva e interoperável de mundos virtuais e desconstruir mitos fomentados por grandes empresas de tecnologia que tentam sequestrar o termo para embalar seus próprios produtos e serviços.
“Por enquanto o metaverso é uma hipótese. O que vai acontecer do ponto de vista da nossa percepção da realidade é que iremos nos relacionar com a dimensão digital através de um processo de intermediação que talvez não controlemos o tempo todo. O que temos [hoje] são experimentos extremamente rudimentares que são rotulados de metaversos por uma combinação de marketing e mídias propaladas por seus inventores ou proponentes”, diz o professor.
Segundo Silvio Meira, as possibilidades do metaverso são fantásticas, mas ainda não foram concretizadas.
“O exemplo que eu gosto de usar é o da partida de futebol, onde dois times, cada um em seus estádios, podem contar com uma projeção do time adversário no metaverso. A bola, conectada nos dois espaços, responderá ao que acontece em cada campo em tempo real. A torcida online – ou na TV, se ela ainda existir -, por sua vez, poderá comprar um ingresso para participar do jogo. Trata-se de projeções capazes de ativar um conjunto de percepções relacionadas aos nossos sentidos, permitindo que transcendamos o universo tridimensional puramente físico ao qual estamos acostumados”, conclui.
Silvio Meira é professor extraordinário da CESAR.school, professor emérito do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos fundadores da Digital Strategy Company e do Porto Digital, onde preside o conselho de administração.
O professor é membro dos conselhos da CI&T, Magalu, MRV, BBCE, Tempest e membro dos comitês de inovação da Arezzo e YPÊ. Meira é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) [’77], mestre em Informática pela UFPE [’81] e PhD em Computação pela Universidade de Kent, no Reino Unido [’85].
tds.academy
A TDS Company, através do tds.academy, oferece cursos livres de alto nível e curta duração para pessoas interessadas em desenvolver habilidades que as qualifiquem como protagonistas do futuro figital. Inicialmente estão disponíveis cursos de cinco semanas entre atividades síncronas e assíncronas, flexíveis às agendas dos participantes.
Os cursos estão divididos em três grandes áreas: Design, voltado para aplicação do pensamento crítico e criativo na ideação de soluções; Business, focado em práticas de liderança e projetos estratégicos; e Figital, onde são explorados os fundamentos da era digital e seus impactos nos diversos setores.
Seguindo o framework conceitual prático exclusivo da TDS, o tds.academy se preocupa primordialmente com o alinhamento dos conteúdos às necessidades do mercado, cada vez mais mutável e exigindo do profissional novas competências. A ideia é oferecer ao aluno formado autonomia para implantação na prática dos conceitos apresentados, além de ser capaz de multiplicar o modelo design-driven marketing.
Da Assessoria
Veja Mais
Silvio Meira: “É preciso financiar grandes estudos nas ciências humanas”
Ferramentas do metaverso fortalecem o turismo em Foz do Iguaçu
BBB, companhias aéreas e escritório de advocacia já estão no metaverso