CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Bruna Caram canta Gonzaguinha no Recife
Bruna Caram canta Gonzaguinha no Recife com roteiro assinado por Jean Wyllys. O segundo show de “Afeto e Luta” acontece no dia 14 de maio no Teatro do Parque, no Recife
“Afeto e Luta” era para ser só uma live, mas foi abraçada pelo público e transformada em projeto por Bruna Caram. Em pleno 2022, ano muito importante e decisivo para o Brasil, a multiartista revive em turnê a obra de Gonzaguinha transbordando amor e reivindicando a liberdade por cidades do Sudeste ao Nordeste. O repertório é assinado por Jean Wyllys. O show chega no dia 14 de Maio no Teatro do Parque em Recife.
Gonzaguinha era mestre em juntar afetividade com a luta para cantar sobre a realidade brasileira. O clássico “O Que É, O Que É?”, por exemplo: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz | Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz| Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será |Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita!”. O ritmo contagiante até hoje faz a gente encher os pulmões e cantar bem alto, mas também é uma letra com sentido político. E foi no reencontro com o trabalho do artista e enxergando o passado e o presente tão comum, que Bruna Caram viu a necessidade de criar o projeto “Afeto e Luta”.
“Tive a oportunidade de cantar Gonzaguinha e percebi o quão pertinentes são as canções dele até hoje e como é importante que o artista se coloque, dê suas opiniões, e tente transformar o mundo com a sua arte. Acho que foi isso que me trouxe.” conta Bruna.
Gonzaguinha fez parte de sua adolescência e juventude com a mãe e o irmão ouvindo dentro de casa. Quando começou a tocar sanfona, Bruna passeou mais para o lado de Gonzaga pai. E após surgir a oportunidade de cantar em uma live realizada em 2020 que a cantora se emocionou com as lembranças e com as letras que se encaixam tanto com o momento atual.
São 15 anos de carreira contabilizando seis discos lançados, um dvd, dois livros e um papel na TV. Este é o projeto mais político de Bruna Caram que decidiu usar a sua arte para transformar o mundo após tornar-se mãe e trabalhar na campanha “Ninguém Mexe Comigo” contra o abuso de crianças e adolescentes. E como a própria mencionou: “a gente precisa estar abastecido de afeto para lutar”.
Escute “Bruna Caram canta Gonzaguinha Viver, Amar, Valeu”:
Para a turnê, o político, jornalista e professor universitário, Jean Wyllys, reescreve o repertório e será diferente do acompanhado pelos fãs em 2020. As cidades de São Paulo e Pernambuco terão a chance de desfrutar do espetáculo antes do lançamento do disco Afeto e Luta: Bruna Caram canta Gonzaguinha, que sai este ano e terá direção de interpretação de Nanan Gonzaga, filha do Gonzaguinha.
Serviço:
Bruna Caram canta Gonzaguinha
Local: Teatro do Parque
Data: 14 de Maio (Sábado)
Horário: 20h
Endereço: Rua do Hospício, 81, Boa Vista
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) | R$ 25,00 (meia-entrada)
(Sujeito à taxa)
Veja também
Banda recifense Vanilla Blue exalta educação e resistência em clipe