André Mussalem protesta em single “Noite dos Cristais”

 André Mussalem protesta em single “Noite dos Cristais”

André Mussalem protesta contra neonazismo em novo single

André Mussalem protesta em single “Noite dos Cristais”, que chega às plataformas de streaming abrindo alas para o quarto disco do artista pernambucano

“Quando foi que nos canaviais deu-se em nós a Noite dos Cristais?”, indaga e canta André Mussalem nos primeiros versos do seu mais novo single. Protestando contra a intolerância e o crescimento do neonazismo no Brasil, a canção “Noite dos Cristais” chegou às plataformas digitais de música abrindo caminho para o quarto álbum do cantor pernambucano.

O artista conta que a inspiração para a canção surgiu, a princípio, de uma gafe cometida por Abraham Weintraub – em 2020, o ex-ministro bolsonarista, em discurso público, fez uma comparação desmedida entre uma ação da Polícia Federal contra fakenews e o episódio histórico que marcou a perseguição violenta da Alemanha nazista contra judeus, na 2ª Guerra Mundial.

Paralelo ao acontecimento, o Brasil testumunha um crescimento exponencial de organizações nazifascistas. Divulgada em janeiro passado, uma pesquisa realizada pela antropóloga Adriana Dias, especialista no assunto, revela que, entre 2019 e 2021, grupos neonazistas cresceram em 270% no país, aumentando ocorrências de manifestações de ódio, intolerância e preconceito.

“Também muito me tocou uma reportagem da TV Manchete, dos anos 1980, chamada ‘Os pobres vão à praia’, no qual pessoas pobres são chamadas de sub-raça e criticadas apenas por frequentarem a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Disfarçados de liberdade de expressão, o ódio e o preconceito seguem cada vez mais escancarados”, reflete André.

Mesclando samba e MPB, “Noite dos Cristais” vem ao mundo em tom de protesto, defendendo a paz e a pluralidade cultural e étnica brasileira. “A canção é uma alegoria. Traz um episódio histórico para falar desse momento que estamos vivendo, para que a história não fique restrita aos museus”, comenta Mussalem, que costuma compor canções com teor político em seus discos.

André Mussalem protesta em single e anuncia a chegada do quarto álbum de André Mussalem, “As Memórias do Capitão Melancolia”, com direção musical do artista em parceria com Rafael Marques. O lançamento ocorre no final de maio.

Da Assessoria
Veja Mais

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This