Festival Músico Cidadão une artistas imigrantes de países africanos, árabes e latino-americanos em shows presenciais

 Festival Músico Cidadão une artistas imigrantes de países africanos, árabes e latino-americanos em shows presenciais

Festival Músico Cidadão acontece em SP

 

Festival Músico Cidadão acontece em São Paulo para enaltecer o direito de cidadania aos imigrantes

O Festival Músico Cidadão acontece em São Paulo a partir do dia 05 de março, no Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha e Tendal da Lapa, equipamentos públicos descentralizados da capital. Na bagagem de músicos imigrantes, a cultura de cada um, capaz de cruzar fronteiras e continentes para seguir pulsante na nova morada. A entrada é gratuita.

Originários de países do oeste africano, árabes e latino americanos, integrantes do projeto Músico Cidadão se apresentam em formato especial ao longo de três dias, proporcionando ao público uma rica experiência de intercâmbio cultural e reforçando o direito à cidadania por parte dos migrantes.

Na programação de shows, o grupo Limanya, com direção artística da bailarina, percussionista, coreógrafa e cantora Mariama Camara, traz no repertório antigos provérbios africanos, cantos, danças e ritmos da cultura tradicional Sussu – etnia da Guiné Conacri. Música e movimento, aqui, se integram e funcionam como uma só experiência artística e espiritual, traduzindo situações cotidianas e sentimentos profundos.

“Dançamos para trazer felicidade”, Mariama enfatiza. No palco, a guineana estará acompanhada pela dançarina Bofory Camara e os percussionistas Aboubacar Cissé, Fodé Kourouma e Assane Mboup, empregando ritmo contagiante e levando à aproximação da expressão musical mais antiga do homem: cantar, dançar e batucar.

Na sequência, o grupo Tríptico Caribe, latino americano, liderado pelo colombiano Aleksey Benavides e composto por Maurício Soutelo, Angel Camargo, José Osório, Leonardo Jimenez, Julio Yalle, César Aranguibel, Valdomiro Garcia e Samuel Mosquera. A banda mostra ao público brasileiro e imigrante da cidade um repertório variado de ritmos festivos e dançantes, representativos da região do Caribe em sua grande extensão.

Entre a mistura de ritmos que ocorre entre alguns países da região, o grupo articula referências e promove versões autorais de músicas reconhecidas em diversos países da América Latina. Cumbia colombiana, salsa venezuelana e salsa porto-riquenha e son cubano fazem parte de seu variado repertório. Para o Festival Músico Cidadão, Tríptico Caribe contará com músicos de diferentes países do continente, como Colômbia, Venezuela e Peru.

Encerrando o festival, Nikkal, conduzido pelo alaudista Rajana Olba, sírio radicado em São Paulo há mais de quatro anos, promove apresentação musical com instrumentos tradicionais árabes, como alaúde, derbake, flauta árabe e kanun, além de canto e dança, fazendo ressoar a delicada e complexa sonoridade do oriente médio, a qual o próprio Rajana apelidou de “brisa do oriente”.

Além de Rajana, o grupo Nikkal é formado por Ameer Nidal Elbah, Roberta Kelly Souza Tavares, Rebeca Lima Coutinho, Fran Araújo, Igor Giannini Pimenta, Graziela Zina Simantob e Natalie Vartkes Bozian.

Os espetáculos terão como mestre de cerimônias o idealizador do projeto Músico Cidadão, o músico, compositor, professor e pesquisador Leo Bianchini (5 a Seco). Referência em música e imigração, busca promover a visibilidade e valorização dos músicos imigrantes no Brasil, especialmente em São Paulo, como um exercício básico de cidadania e um importante passo para uma sociedade mais justa.

“A cultura tradicional, que os imigrantes trazem consigo, enriquece nossa visão de mundo e nos remete à nossa própria cultura, num importante diálogo criativo”, acredita Leo Bianchini. Entre os shows, haverá conversas com os artistas sobre suas práticas musicais, sua cultura nativa e os instrumentos musicais usados nos espetáculos.

O festival contará ainda com três atividades formativas, sendo duas oficinas abertas de dança africana, ministradas por Mariama Camara, e um workshop de música árabe ministrado por Rajana Olba. As atividades, assim como os shows, reforçam o papel de diálogo na construção da cultura migrante e chamam atenção para a necessidade de se manter, enquanto sociedade, espaços de expressão de diversos perfis sociais.

O Festival Músico Cidadão é projeto contemplado pelo Edital de fomento a projetos artísticos culturais descentralizados de múltiplas linguagens para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura observando os protocolos de segurança contra a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e apresentação do comprovante de vacinação (2 doses).

Da Assessoria

Veja Mais

Confraria do Vinil de Pernambuco completa dez anos com feira de discos no Espinheiro

Laís de Assis participa do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife

Três opções de passeios ligados à cultura japonesa para fazer em São Paulo

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This