CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Virada Inclusiva Brasileira (Vibra) está com inscrições abertas para oficinas
Estão abertas as inscrições para participação nas oficinas do Vibra – Virada Inclusiva Brasileira. O festival ocorre entre os dias 03 e 07 de dezembro de 2021, de forma totalmente online.
Concebido em Pernambuco, a fim de reunir pessoas de várias regiões do Brasil para pensar e compartilhar saberes sobre acessibilidade e inclusão, a primeira edição do evento nacional de artes múltiplas, bilíngue (português e Libras), será transmitido pelo Youtube.
As inscrições vão até o dia 26 de novembro, por meio do link: https://linktr.ee/vibra.viradainclusivabr .
O Vibra foi criado pelas produtoras recifenses Liliana Tavares, da Com Acessibilidade Comunicacional, e Germana Pereira, da Tangram Cultural, que expressam o desejo de evidenciar a arte produzida por pessoas com deficiência e a reflexão em torno da “produção de uma arte por e para todos”.
A Virada Inclusiva Brasileira destaca o protagonismo da pessoa com deficiência na criação artística. Guiado pela pergunta “como colaborar para despertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão, ampliando a aceitação e o respeito às diferenças, fazendo uso da arte e da cultura”, o evento vai promover atividades de difusão, formação e informação no campo das artes, evidenciando a produção cultural das pessoas com deficiência.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), do Governo de Pernambuco.
Acompanhe a Virada Inclusiva Brasileira no Instagram: @vibra.viradainclusivabr
Oficinas da Virada Inclusiva Brasileira
OFICINA| BONECA ABAYOMI
DIAS 06 e 07/12 (segunda e terça)
10h às 12h
Esta oficina lúdica começa com uma contação de história sobre a criadora da Boneca Abayomi, Lena Martins, e, no final os participantes são convidados a confeccionar a boneca de pano que foi apresentada na história. Uma forma lúdica para abordar questões de gênero e etnia e trabalhar o fortalecimento e o reconhecimento da identidade afro-brasileira.
Ministrada por Gabi Severien, pessoa com baixa visão e parcialmente surda, bacharel em Comunicação e Jornalismo pelo Instituto Português de Estudos Superiores, em Lisboa.
Classificação etária: a partir dos 7 anos de idade
Línguas: português e Libras
OFICINA EXPRESSAR EM FORMA DE DESENHO
DIAS 06 e 07/12 (segunda e terça)
14h às 16h
Vivência que incentiva a prática do desenho livre como ferramenta de expressão e comunicação. Ministrada pela artista plástica Kilma Coutinho, pessoa com deficiência auditiva que vai compartilhar com o público suas técnicas de desenho e pintura. https://atelierkilma.blogspot.com/
Classificação etária: a partir dos 15 anos de idade
Línguas: português e Libras
OFICINA: MUSICALIZAÇÃO ACESSÍVEL
DIAS 06 e 07/12 (segunda e terça)
17h às 19h
Oficina que ensina como o processo de musicalização torna-se igualitário e possível para as pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) graças ao auxílio da audiodescrição. Ministrada por Felipe Monteiro, pessoa com deficiência visual adventícia, professor de música há mais de 28 anos.
Classificação etária: a partir dos 15 anos de idade
Línguas: português e Libras