CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Manual de Jornalismo Científico disponível para download
Manual de Edição em Jornalismo Científico foi produzido por especialistas em cobertura de ciência do mundo todo, guia para repórteres e editores ganha edição voltada ao Brasil
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com o Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, lançou nesta sexta-feira (5), o “Manual de Edição em Jornalismo Científico” em português.
O guia, que reúne conteúdo inédito e pouco difundido no Brasil, visa auxiliar repórteres e editores envolvidos na produção jornalística de ciência nas diferentes plataformas de mídia.
“O manual é um recurso importante que foi produzido por profissionais de jornalismo científico da mais alta expertise no mundo, por isso ficamos felizes de disponibilizá-lo aos jornalistas e editores brasileiros”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira.
“Acreditamos que esse pode ser um dos livros de cabeceira dos repórteres que cobrem ciência no Brasil”, diz Felizi.
Lançamento do Manual de Edição em Jornalismo Científico
O lançamento da versão traduzida é parte do projeto “Jornalismo Científico: como melhorar a cobertura da ciência”, curso online aberto e gratuito do Centro Knight apoiado pelo Serrapilheira. O instituto tem entre as suas apostas a divulgação científica, frente em que já apoiou 57 projetos.
O jornalista e instrutor do curso, Thiago Medaglia, apresentou um webinar com a participação da equipe de jornalistas científicos brasileiros responsável pelas adaptações do manual para o Brasil: André Biernath, Juliane Duarte, Mariana Lenharo e Meghie Rodrigues.
Sobre o Instituto Serrapilheira
O Instituto Serrapilheira é a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade, além de fomentar uma cultura de ciência no país, a instituição atua com dois focos principais: ciência e divulgação científica.
No âmbito da ciência, o Serrapilheira, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração. Quanto à divulgação científica, o instituto identifica e dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia.
Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou 139 projetos de pesquisa e 57 projetos de divulgação científica, nos quais foram investidos mais de R$ 50 milhões oriundos de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões.
Veja também
O jornalismo científico não deve buscar a enganosa neutralidade do “ouvir vários lados”
Jornalismo mal feito é razão pela qual a crença em óvnis persiste
Onde achar ideias de pauta de ciência? Jornalismo Científico em 5 Minutos