Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Psicólogo: o que faz e como o profissional pode ajudar?
São Paulo, SP 20/5/2021 –
O psicólogo é o profissional responsável pelo estudo e análise de fenômenos psíquicos e de comportamento humano por meio dos pensamentos e emoções no qual procura entender os valores do indivíduo que moldam suas atitudes e personalidade.
Com base nesse entendimento, o profissional traça o diagnóstico e previne ou trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
Durante o curso da vida, os indivíduos são submetidos a diversas situações desafiadoras. Dentre estas situações está a dependência química de álcool e drogas.
O psicólogo é o profissional responsável pelo estudo e análise de fenômenos psíquicos e de comportamento humano por meio dos pensamentos e emoções no qual procura entender os valores do indivíduo que moldam suas atitudes e personalidade. Com base nesse entendimento, o profissional traça o diagnóstico e previne ou trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
Qual a função de um psicólogo?
O psicólogo tem como principal função entender como o ser humano se comporta e suas funções mentais. O profissional busca compreender como o paciente lida com sensações, comportamentos e busca tratar os sintomas de transtornos e distúrbios mentais.
Eles ajudam as pessoas a superar traumas, transtornos e a gerenciar situações de estresse, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, medo, abuso de substâncias, entre dezenas de outros.
Há muitas atividades e funções desempenhadas por psicólogos, contudo a Psicologia Clínica é tradicional e bastante popular, sendo amplamente difundida e conhecida.
Como é a consulta com um psicólogo?
A consulta é realizada de forma individualizada em que se constrói uma relação de vínculo entre psicólogo e paciente para que o mesmo possa relatar sensações e sentimentos sobre a vida e suas dificuldades ao profissional.
O primeiro contato geralmente é feito com leveza com perguntas básicas para o profissional conhecer aos poucos o paciente e vice-versa. Desta forma é possível entender as razões que conduziram o indivíduo à terapia.
Na consulta, o psicólogo estimula a pessoa a se soltar, se expressar e expor tudo o que sente para obter mais informações sobre sua vivência, família, relações humanas a fim de identificar traumas, conflitos emocionais, e estabelecer o método mais adequado para tratar a patologia. Assim, o vínculo começa a ganhar mais força e confiança é estabelecida por ambos os lados.
Ao longo do tratamento, a conversa é conduzida pelo profissional e com a relação médico-paciente fortalecida, os sentimentos são compartilhados com menor temeridade, o que facilita o tratamento.
O que falar para a psicóloga na primeira consulta?
Na primeira consulta, a preocupação do médico é entender as razões que o levam para o consultório. O objetivo é o paciente não ficar acanhado, ficar preocupado se as informações dadas dentro da sala podem ser vazadas ou compartilhadas para outras pessoas.
O sigilo é imprescindível na relação e fortalece o vínculo que será criado entre paciente e psicólogo, que é um profissional da saúde. Por isso, a confiança é vital para o indivíduo falar sobre seus sentimentos e anseios.
Quando é a hora de procurar um psicólogo?
Pode parecer improvável saber a hora certa para procurar um psicólogo. Mas alguns sintomas perceptíveis podem ser o indicativo da necessidade de agendar uma consulta.
Se a pessoa sente desinteresse pela vida e pelas relações com familiares, amigos e conhecidos, além de se desinteressar pelas coisas que gostava de realizar, é um sinal de alerta para buscar um psicólogo.
O corpo evidencia a necessidade da ajuda do médico a partir de sintomas físicos, como cansaço excessivo, falta de apetite, fadiga e dores no corpo que interferem na vida cotidiana do indivíduo.
A falta de pertencimento ao ambiente onde se encontra ou ambientes que sempre frequentou, além de traumas e perdas que impactam a vida de forma que a pessoa não consiga dar andamento a sua rotina também indicam a necessidade de procurar tratamento especializado.
Como é o trabalho do psicólogo com os familiares?
A participação da família é primordial no apoio ao paciente e na condução do tratamento aplicado ao mesmo com o objetivo de trazer resultados efetivos e acelerar o processo de recuperação do indivíduo.
Para resultados mais eficientes e práticos, o psicólogo pode recorrer à terapia familiar, em que os sentimentos de todos são compartilhados e são buscados caminhos que ajudem a conduzir os envolvidos na busca da melhora de suas condições psíquicas.
Para que o paciente se recupere, ele deve ser tratado com carinho, amor, apoio e compreensão sobre o seu estado atual e entender que há um caminho a percorrer e que tem com quem contar.
É neste ponto que o psicólogo trabalha. Com métodos específicos, envolve todos em uma rede de tratamento para que superem juntos problemas antes não resolvidos.
Qual a frequência ideal para se consultar com o psicólogo?
A quantidade de consultas varia muito de acordo com o tratamento definido pelo médico através do diagnóstico da primeira consulta. As consultas podem ser de uma a duas vezes por semana, a depender da situação do paciente.
Quanto tempo dura uma consulta?
A duração da consulta varia de 50 minutos a 1 hora. Ao conhecer o trabalho do psicólogo, o que ele faz e como pode ajudar, as dúvidas se dissipam e a construção do relacionamento com o paciente fica mais forte.
A Clínica Cleuza Canan tem 40 anos de história, com o corpo de psicólogos experientes, que lidam de maneira transparente e individual para que o tratamento evolua e tenha resultados tanto para o paciente como também para toda sua família.
A Clínica Cleuza Canan atende por convênios e de forma particular com infraestrutura de alto padrão e mais de 20 mil tratamentos nos últimos 40 anos, sendo reconhecida no estado do Paraná.
Ao acessar o site: https://clinicacleuzacanan.com.br/ o paciente recebe todas as informações para marcar uma consulta.
Website: https://clinicacleuzacanan.com.br/