Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, edital incentivará a cadeia produtiva da música no Estado com cerca de R$ 4,1 milhões de recursos públicos
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulga, nesta sexta-feira (15), o resultado final do 7º Funcultura Música 2022/2023. O edital, que tem o objetivo de fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva na música no Estado, recebeu 362 inscrições neste ano e teve 54 projetos aprovados – que serão incentivadas nas suas produções com recursos públicos na ordem de R$ 4.1 milhões. Clique aqui e confira o resultado final.
Do total de projetos selecionados no resultado final, 10 são na categoria Gravação; nove em Circulação; oito em Festivais; oito em Formação e Capacitação em Música; oito em Produtos e Conteúdos; quatro em Pesquisa Cultural em Música; três em Manutenção de Bandas de Música (Filarmônicas), Escolas de Bandas de Música e Corais; dois em Difusão da Rede de Equipamentos do Estado Geridos pela Secult-PE/Fundarpe; e dois em Economia da Cultura.
“O Funcultura é uma das políticas culturais mais importantes do Estado e observar a diversidade de projetos aprovados, nas diversas categorias e regiões pernambucanas, demonstra o diálogo exitoso entre a gestão e a cadeia produtiva da música, além de reafirmar o compromisso do Governo de Pernambuco no incentivo e fomento da produção cultural em Pernambuco”, comemora Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura.
REGIONALIZAÇÃO – As propostas aprovadas foram identificadas em municípios como Águas Belas, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Chã Grande, Exu, Garanhuns, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Petrolina e Recife. 25 propostas foram da Região Metropolitana do Recife (46%); 16 da Zona da Mata (30%); 7 do Sertão (13%); e 6 do Agreste (11%).
Nesta edição, o 7º Funcultura Música manteve as cotas de aprovação regionalizada, política que se demonstrou eficaz para a desconcentração regional do fomento e incentivo à cultura no Estado. Dentre todos os projetos aprovados, 56% foram aprovados por produtores do interior pernambucano. “Com as políticas indutoras conseguimos estabelecer condições justas e democráticas na concorrência do edital, alcançando não só proponentes da Região Metropolitana do Recife, mas de todas as regiões de Pernambuco”, destaca Renata Borba, presidente da Fundarpe.
ACESSIBILIDADE – Vale também destacar que todos os projetos contemplados no edital apresentam, no mínimo, uma estratégia de acessibilidade comunicacional voltada para pessoas com deficiência. Do total, 47 projetos contam com acessibilidade em libras (41%); 23 iniciativas com legenda (20%); 12 com audiodescrição (10%); e 2 braille (2%). Além disso, 32 projetos apresentam outras ferramentas de acessibilidade (28%).
Clique aqui e confira o resultado final do 7º Edital do Funcultura da Música.
Clique aqui e confira o resultado da análise dos recursos apresentados.
Clique aqui e confira todos os documentos relacionados ao 7º Edital do Funcultura da Música.
Imagine que seu chefe seja um robô ou que sua mente esteja conectada a um…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…