O 3º Festival Rural Estrelinha será realizados dias 19 e 20 de outubro, em Nazaré da Mata
Começa neste sábado (19) e segue até o domingo (20), a 3ª edição do Festival Rural Estrelinha. Reunindo diversos artistas, grupos e instituições da cultura popular regional, o festival tem como proposta valorizar, difundir, preservar e divulgar as tradições da cultura raiz, como coco de roda, cavalo marinho, maracatu rural e ciranda. A festa, em preservação às expressões culturais reconhecidas como Patrimônios Culturais de Pernambuco e do Brasil, ocorrerá em frente ao Espaço Cultural Mauro Mota, equipamento público da Prefeitura de Nazaré da Mata, localizado na Rua Barão de Tamandaré, Centro. O evento é gratuito.
Este ano, a edição do Festival Rural Estrelinha presta uma homenagem especial à memória e ao legado cultural deixado pelo Mestre Mané Vieira (Manoel Vieira), de 92 anos, falecido em junho de 2024. Considerado um autêntico artista da cultura raiz. Ele, que herdou de seu amigo Antonio Amendoim, a agremiação carnavalesca, e, ao longo das últimas décadas ficou responsável por manter vivo o Bloco Rural Estrelinha, que tem como propósito valorizar a participação feminina, e a diversão da folia momescas promovida por trabalhadoras e trabalhadores rurais dos antigos engenhos de cana de açúcar da zona canavieira, desde a década de 1960 até os dias atuais.
Durante os dois dias, dezenas de atrações culturais ligadas aos ciclos culturais do Carnaval, São João e do Natal, animarão o público, com apresentações que envolvem música, dança e muita poesia popular. “Estamos muito felizes de poder reunir tantos artistas e grupos importantes para celebrarmos a nossa cultura e identidade. Embora não tenhamos a presença física do Mestre Mané Vieira, mas ele jamais será esquecido por nós. Se estamos juntos, nessa festa, é porque ele foi o grande parceiro, amigo e responsável por cada dia, nos fazer amar e valorizar nossa cultura” relata o músico, produtor cultural e artista, Nailson Vieira, neto e um dos herdeiros do legado artístico de seu Manoel.
A abertura do festival acontece no sábado (19), às 20h, com apresentações de vários grupos regionais, incluindo o Bloco Rural Estrelinha, além do Coco da Mata, Ciranda Raízes da Mata Norte do Mestre Anderson Miguel, Orquestra de Bolso e Nailson Vieira. O evento se estende até o domingo (20), com as atividades começando mais cedo, às 16h. Na ocasião, se apresentam o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada (Buenos Aires), Coco de Yá (Goiana); Coco Canavial (Nazaré da Mata); Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi (Nazaré da Mata); e Mônica Maria (Goiana). Uma das novidades desta edição é que será transmitido, ao vivo, por meio da internet.
A 3ª edição do Festival Rural Estrelinha é realizada com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Também apoiam esta ação a Prefeitura de Nazaré da Mata, Secretaria de Cultura e Turismo. A realização é assinada pela Coco da Mata Produções Artísticas, Azulyne e Bloco Rural Estrelinha.
Serviço
O quê: 3º Festival Rural Estrelinha- Festival de preservação às expressões culturais realiza programação gratuita no interior de Pernambuco
Quando: Sábado (19) e domingo (20)
Onde: Espaço Cultural Mauro Mota, equipamento público da Prefeitura de Nazaré da Mata, localizado na Rua Barão de Tamandaré, Centro.
ACESSE TAMBÉM
No Ar Coquetel Molotov fecha programação completa
Panela Jazz ocupa o Recife com dez horas de atividades artísticas
13º Fela Day PE terá celebração com encontro de DJs pernambucanos
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…
Primeira prensagem nacional de '"Feijoada Acidente?" - Brasil' tem edição limitada a 500 cópias (400…
FAITHLESS é o quarto álbum banda de metal recifense Pandemmy lança seu quarto álbum de…