Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
2º Encontro de Criação em Música e Tecnologia de Pernambuco está com inscrições abertas
O 2º Encontro de Criação em Música e Tecnologia de Pernambuco é promovido pelo duo Pachka, evento contará com debates e masterclasses sobre estratégias de carreira, experimentações na música eletrônica periférica e tecnologias da performance, entre outros temas
Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Criação em Música e Tecnologia de Pernambuco, que acontece nos dias 02, 03, 09 e 10 de agosto. O evento online de discussões, compartilhamento de experiências e apresentações artísticas e técnicas de criadores, pesquisadores e profissionais da intersecção da música e tecnologia, é gratuito, clique aqui e inscreva-se.
Promovido pelo duo Pachka, o evento teve sua primeira edição realizada em 2019, no Portomídia (Recife/PE), sendo responsável por criar conexões entre diversos agentes das cadeias criativas da música e da tecnologia, áreas de grande efervescência no estado de Pernambuco.
O 2º Encontro de Criação em Música e Tecnologia de Pernambuco é voltado para o público geral interessado nessas áreas, e visa oportunizar um espaço de troca de conhecimento entre criadores e criadoras de diversas origens como música popular, música eletrônica, produção musical, criação de trilha sonora, técnica de som, sound design, pesquisa acadêmica em música, MCs, VJs, luthieria digital, gestão cultural.
“Montamos a programação desse encontro depois de uma ampla curadoria que visou abarcar agentes, projetos e artistas de origens, gêneros e linguagens diversas de forma a trazer um panorama rico e atual sobre a criação em música e tecnologia” comenta TomBC do duo Pachka.
O evento ocorrerá nos dias 2,3, 9 e 10 de agosto de forma totalmente online, no www.pachka.com.br , das 19h às 21h:
Programação:
Mesa 1 – Tecnologias da Performance – 2 de agosto
Participantes: Clécio Rimas, Aishá Lourenço e Chico Correa
Masterclass: Chico Correa
Resumo: mesa que busca trazer um panorama sobre novas e antigas e tecnologias voltadas para a performance em música.
Mesa 2 – Experimentações na Música Eletrônica Periférica – 3 de agosto
Participantes: Uana e DJ Boneka
Masterclass: Nome a confirmar
Resumo: mesa trará uma discussão sobre as experimentações na música eletrônica periférica, como o bregafunk e o funk, apontando aspectos musicas que evidenciem essas experimentações.
Mesa 3 – Produzindo no Estúdio e Ouvindo no Celular – 9 de agosto
Participantes: Sam Silva, Felipe Vassão e Jader Finamore
Masterclass: Felipe Vassão
Resumo: Mesa que busca trazer um panorama sobre a produção musical contemporânea, da produção em estúdio até o ouvinte.
Mesa 4 – Estratégias de Desenvolvimento de Carreira na Música – 10 de agosto
Participantes: Anita Carvalho, Lenne Ferreira e Melina Hickson
Masterclass: Anita Carvalho
Resumo: Mesa sobre caminhos e estratégias para o desenvolvimento de carreira na música, em especial trazendo o impacto das plataformas de streaming e da distribuição digital nessa estratégia.
Pachka- É um duo de músicos e pesquisadores (Miguel Mendes e Tomás Brandão) que produz música em diversos contextos: apresentações musicais, espetáculos de teatro, espetáculos de dança, peças audiovisuais e exposições de artes plásticas. Originado de trabalhos com trilha sonora para teatro, o Duo pretende produzir música e interagir com diferentes interlocutores e mídias.
Seu trabalho consiste na improvisação e composição de diálogos artísticos em variados formatos utilizando instrumentos e processos eletrônicos para a criação. O duo participa e articula projetos artísticos como Estesia (espetáculo musical, imersivo e interativo de som e luz) e Maxambomba (parceria do duo com o poeta Adiel Luna).
Participou da abertura do Carnaval do Recife de 2018 a convite do Quinteto Violado. Executou em 2018/2019 o projeto de pesquisa artística “Pachka: Novos Caminhos para a Performance de Música no Estado de Pernambuco” aprovado edital Funcultura Música 2016/2017. Atualmente executa do projeto “Computadores Fazem Arte: Ferramentas Digitais para o Músico Popular” aprovado no edital Funcultura Música 2018/2019.
O duo recebeu o prêmio APACEPE 2013 de Melhor Trilha Sonora para Teatro Adulto. O Pachka trabalha com parcerias diversas em música, teatro, dança e artes visuais para criar espetáculos multiartísticos como: Carlos Filho, Batebit, Cleison Ramos, Bongar, UM Coletivo, Gabriel Furtado, Inaê Silva, Felipe Ferreira, Sérgio Godoy, Magiluth, Remo Produções, Moacir Chaves, Paula de Renor, Sofia Freire, Dielson Pessoa, Luna Vitrolira, Amaro Freitas, Irandhir Santos, Zé Manoel, Henrique Albino e Surama Ramos.
Os pesquisadores do Pachka observaram a carência de oportunidades de encontros e conexões sobre as ferramentas contemporâneas para a performance e criação musical com vistas à qualificação da cadeia de artistas atuantes no mercado e à apropriação das novas tecnologias da música.
Eles ja circularam por diversos mundos e estiveram nos espaços de referência de estudo em Música, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), o Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assim como o mestrado em Performance Musical na Universidade de Aveiro em Portugal.
Da Assessoria
Veja Mais
Tattoo Week Rio começa dia 20 (sexta) com concurso da melhor tatuagem
Curso A Mente Política aborda engrenagens psicológicas das ideologias
Teoria da evolução é mal ensinada nas escolas e universidades brasileiras