Categories: Corporativas

Industrial Edson Queiroz ganha memorial no Ceará

Fortaleza 1/11/2021 – Espaços foram recriados com licença poética, mas também com muito respeito para que o público possa se sentir um pouco mais perto de Edson Queiroz

Com curadoria de Max Perlingeiro, o equipamento com vocação inédita no Brasil contará, através de salas temáticas e objetos de acervo pessoal, parte da história do empresário cearense.

O Memorial Edson Queiroz será inaugurado no dia 07 de novembro, em Cascavel (CE), terra natal do industrial cearense. O prédio histórico, inaugurado em 1886, que abrigou a Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores do Município foi totalmente restaurado para abrigar o Memorial.

Dividido em dois pavimentos de cerca de 100m² cada, o prédio recém restaurado tem salas temáticas, auditório e disponibilizará ao público parte do acervo pessoal do empresário Edson Queiroz, que instalou em sua terra natal a indústria de beneficiamento de castanha de caju e, hoje, é mundialmente reconhecido e eleito pela Bloomberg Línea uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela sua densa obra em vários setores da economia e na educação.

“Espaços foram recriados com licença poética, mas também com muito respeito para que o público possa se sentir um pouco mais perto de Edson Queiroz ao adentrar o equipamento. Pessoalmente, desconheço no Brasil a existência de um memorial tão completo e que traz, ainda, a vocação de educação formadora em seu funcionamento”, destaca o marchand Max Perlingeiro, responsável pela curadoria do Memorial.

Para o neto do industrial e presidente do Instituto Myra Eliane, instituição gestora do equipamento, Igor Queiroz Barroso, a valorização da história passa pelo conhecimento e identificação. “Muitos dos feitos de Edson Queiroz aconteceram por conta da veia empreendedora e pela coragem de ousar. Contar essa história em sua cidade, em um equipamento que une memória e capacitação é inspirar outras pessoas a também terem coragem”, declara.

A ideia é que, através de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, cursos profissionalizantes online sejam viabilizados à população utilizando a estrutura do memorial, que será gerido pelo Instituto Myra Eliane e também pela Prefeitura de Cascavel.

Website: http://www.myraeliane.org

    Recent Posts

    Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

    A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

    15 horas ago

    Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

    No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

    15 horas ago

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    15 horas ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    15 horas ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    21 horas ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    21 horas ago