Música

Minimalismo inspira música e clipe da Sargaço Nightclub

As colaborações para a criação da canção e do videoclipe da Sargaço Nightclub contaram com integrantes da cena musical de Pernambuco e de outros estados

O minimalismo prega que viver com menos posses pode dar liberdade para se ter uma vida com mais propósito. O termo tem origem em movimentos de arte do século 20, os quais procuravam usar o mínimo de elementos visuais nas criações. Pouco a pouco, a palavra foi sendo transportada para a área social e seu sentido foi tomado como uma contraposição ao consumismo desenfreado, que ainda domina a sociedade. A mais recente pesquisa do Instituto Akatu mostrou que 76% dos cidadãos brasileiros ainda não praticam o consumo consciente.

As pessoas que seguem o minimalismo procuram manter uma postura existencial que estimula o desapego dos bens materiais, a valorização do tempo, maior foco na saúde e em realizações pessoais.

Foi baseado nesse estilo de viver que a banda recifense Sargaço Nightclub buscou inspiração para compor a música “Minimilaze Já!”. “Esses tempos de isolamento nos fizeram refletir sobre a ideia de que não precisamos de muita coisa para sermos felizes. Também aproveitamos para levar uma mensagem de positividade para o ano de 2021, em meio ao contexto de pandemia”, diz Marcelo Rêgo, vocalista e guitarrista.

Para criar a canção, a Sargaço Nightclub desenvolveu um projeto visando aproximar o público do processo de composição do grupo. Surgiu assim o “C’MON – Construção Musical On-line”, iniciativa que se dividiu em duas etapas.

Na primeira, as pessoas se cadastraram em uma ficha de inscrição e sugeriram ideias para a criação de uma nova música.

Na segunda, a banda apresentou o resultado do brainstorm coletivo com o lançamento de “Minimalize Já!”. O single estreou, no dia 27 de abril, nas plataformas digitais. O clipe pode ser visto no canal da banda no Youtube.

Novos nomes da cena pernambucana

As colaborações contaram com integrantes da nova cena musical local de Pernambuco, como a cantora Carina Mayara e de integrantes das bandas Lady Newton, Conspiração Alienígena e Travadores. Do Sul e Sudeste participaram o gaúcho Carlos Negrito e o poeta Ricardo Guima, de Belo Horizonte. Ele é autor de “A Cor do Desejo”, música gravada por Ney Matogrosso no CD “Beijo Bandido”. O arranjo de “Minimalize Já!” ainda contou com a participação especial do violoncelista Gabriel Conolly, que reside atualmente em Lisboa.

Formada por Marcelo Rêgo e Sofia França, a Sargaço Nightclub lançou seu disco de estreia “Istmo”, em setembro de 2020. O trabalho contou com a colaboração de diversos músicos da cena local e foi gravado no SB Music Studio e no Estúdio Apollo 17. O primeiro single de “Istmo”, batizado de “Hibakusha”, ganhou um clipe com participação especial da atriz Hermila Guedes.

O projeto “C’MON – Construção Musical On-line” e a gravação da música e do clipe de “Minimalize Já!” foram viabilizadas com recurso da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura de Pernambuco por meio de edital da Secretaria de Cultura Pernambuco. 

Website: https://linktr.ee/SargacoNightclub

    AD Luna

    Recent Posts

    Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

    Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…

    2 horas ago

    Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

    A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…

    4 horas ago

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    9 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    10 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    20 horas ago