Categories: Corporativas

Segundo dados, funk está entre os ritmos mais ouvidos em 51 países

23/4/2021 –

Ao que tudo indica, o funk caminha para o ritmo favorito dos brasileiros. Pensando nisso, Luiz Carlos, conhecido como Luizinho da Bacia, criou um canal no YouTube que disponibiliza sucessos antigos

Com a quarentena, medida de contenção do novo Coronavírus, as opções de lazer foram reduzidas. O tempo em casa se estendeu e a música se fez presente em muitos lares. Mas engana-se aquele que entende que a mesma só ocupou o cotidiano do brasileiro a partir deste momento: o apreço pela música já era uma realidade antes mesmo do “novo normal”. O Spotify, plataforma de streaming, registrou 286 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2020, com crescimento de 31% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados da própria plataforma.

Outro levantamento interno do Spotify também chamou a atenção. Desta vez, relacionado aos gêneros mais consumidos. Entre os favoritos, está o funk. Desde o ano de 2014, o ritmo musical cresce ao menos 51%.

Os funks brasileiros, inclusive, fazem sucesso não só no país, como também no exterior: entre os anos de 2016 e 2018, o consumo de playlists de funk brasileiro cresceu 4.694%. O ritmo está entre as 200 músicas mais ouvidas em 51 países, com maior número de ouvintes nos Estados Unidos, Portugal e Argentina, ainda citando o Spotify.

Sucessos antigos

Até então, o sertanejo era o ritmo mais ouvido no Brasil, de acordo com pesquisa conduzida pela Leiva Cultura & Esporte, sendo preferência de 37% da população. A pesquisa, que elencou os principais gêneros, nem mesmo citava o funk como opção. Ainda assim, 55% dos entrevistados o citaram de forma espontânea.

Diante da movimentação em torno do funk, Luiz Carlos, conhecido como Luizinho da Bacia, Mc e Youtuber desde 2009, decidiu criar um novo canal no YouTube, com intuito de disponibilizar hits antigos. Entre eles, estão “Lágrimas” e “Diretoria”. “O funk evoluiu muito nos últimos anos. O ritmo enfrentou o preconceito e, hoje, a cultura abraça e reconhece o estilo musical”, diz.

De qualquer forma, o Youtuber entende que nem sempre foi assim. Considerando que antes os funks não tinham tanto alcance e aceitação como têm hoje, Luizinho da Bacia entendeu que era importante compartilhar sucessos dos anos 2000. “O intuito dessa divulgação é levar o funk mais longe. Essa visibilidade é importante para que todos possam conhecer o estilo e sua trajetória. É bastante interessante comparar uma música de dez anos atrás com um sucesso atual, afinal, muitas características continuam presentes”, finaliza.

Por fim, Luiz declara que escolheu o YouTube como canal de divulgação pois entende que a plataforma é um ótimo lugar para fazer isso: a rede é um dos sites mais acessados do mundo, com 5 bilhões de visitas diárias, de acordo com dados internos. O canal de Luiz já conta com mais de 28 mil inscritos.

Para saber mais sobre Luizinho da Bacia e suas músicas, basta acessar:

https://m.youtube.com/c/luizinhodabacia

https://www.instagram.com/luizinho_da_bacia/

Website: https://m.youtube.com/c/luizinhodabacia

    Recent Posts

    A International Film Criticism Conference foi lançada em Riad

    A Saudi Film Commission (Comissão Saudita para Filmes) anunciou o início da segunda edição da…

    19 horas ago

    Lantronix Acelera a Liderança em IoT com Aquisição Estratégica do Portfólio NetComm Enterprise IoT da DZS

    Expansão do portfólio IoT Wireless Connect da Lantronix com Tecnologia 5G de PontaFortalecimento da Oferta…

    21 horas ago

    Manpower e Boticário abrem 74 posições de estoquista

    O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o…

    22 horas ago

    Lançamentos: Fuck The Fucking Fuckers, Antiprisma, Samwise, Blue Mar

    Coisas de Verdade: Antiprisma “feito à mão” O álbum “Coisas de Verdade” marca o retorno do…

    22 horas ago

    Lançamentos: Orquestra Malassombro, Falamansa e Luana Flores

    Orquestra Malassombro lança música com Claudionor Germano A Orquestra Malassombro lançou o single “Recife: Início,…

    22 horas ago

    Shows internacionais: compra de ingressos exige cuidados

    Linkin Park, Iron Maiden, Post Malone, Chris Brown, Bruno Mars. Esses são alguns dos artistas…

    1 dia ago