CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Segundo dados, cresce hábito da leitura durante a pandemia
Rio Grande do Sul 12/4/2021 –
Com menos opções de lazer, recorrer aos livros foi resposta para muitos brasileiros durante o isolamento social. Com isso, hábito da leitura teve crescimento
Os livros são reconhecidos por transmitir conhecimento e estimular a imaginação. Diante da realidade atual e toda a crise sanitária causada pela COVID-19, não é difícil se deparar com pessoas que querem fugir um pouco da realidade. Por isso, um dos hábitos que mais têm crescido durante o isolamento social, é o da leitura.
Com as pessoas passando mais tempo em casa e as formas de entretenimento diminuindo, a leitura se apresentou como uma boa opção de passatempo – elevando, assim, o consumo dos livros. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, plataformas que reúnem livrarias e sebos viram seu movimento crescer em 50% apenas em abril de 2020.
E dados demonstram que a leitura se disseminou por todos os formatos: os e-books, livros digitais, alcançaram o dobro das vendas durante a pandemia, segundo dados divulgados pela Bookwire Brasil.
Quais os benefícios da leitura regular?
A leitura está diretamente ligada ao estímulo da criatividade, ao aprimoramento de conhecimentos, redução do estresse, evolução da escrita e desenvolvimento de pensamento crítico.
Isso porque ao decorrer da leitura, é possível criar conexão com a imaginação e visualizar histórias na própria mente. “Com esse exercício, é possível ‘esvaziar a mente’, afastando o estresse, cansaço e ansiedade” diz Joel Dantas, escritor.
Além disso, a leitura regular estimula a memória, assim como torna possível aprimorar e enriquecer o vocabulário e a capacidade da linguagem e ortografia. Mas como tudo, o hábito de ler requer disciplina, motivação, foco e persistência.
“Outro ponto interessante é encontrar um gênero que agrade e estimule o leitor”, aconselha Joel. De acordo com o site Escrita Criativa, os favoritos são: literatura de ficção, autoajuda, histórias em quadrinhos e científicos ou de não ficção.
Histórias de ficção
Para além da leitura, Joel Dantas também se interessou pela escrita. Assim, nasceu o livro “Zórgan Voldar, a Redenção”. Reunindo aventura e drama, o enredo da história se dá por espadas e seres dimensionais.
Para saber mais sobre o escritor, basta acessar: https://www.facebook.com/joel.dantas.560/