Categories: Corporativas

Universidade federal oferece Pós-graduação à Distância em Restauração Florestal

Dois Vizinhos, PR 19/1/2021 – Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares até 2030.

Curso de Especialização 100% on-line, em 12 meses, com início em 15 de março. O aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo.

A restauração florestal promove a reconstrução gradual das florestas e outros ecossistemas naturais e urbanos, através da recomposição de sua estrutura arbórea, biodiversidade, e funções ecológicas. Com o plantio de árvores e outras formas de vida, o restauro de áreas degradadas possibilita o desenvolvimento sustentável com serviços ambientais de grande importância para a economia, além da melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas no planeta Terra.

Para se ter uma ideia de tal importância, em 2020, mais de 11 mil cientistas de 153 países declararam o “Estado de Emergência Climática Global”. Eles estimaram que somente a Restauração Florestal pode contribuir com até 1/3 do sequestro de carbono necessário para minimizar o aquecimento global até 2030. Para lidar com esse estado de emergência, a ONU declarou que em 2021 inicia a “Década de Restauração de Ecossistemas” do planeta. Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, diz o Professor Fernando Bechara da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

E para formar recursos humanos para esse novo mundo e mercado de trabalho superaquecidos, até 14 de fevereiro estão abertas as inscrições para 50 vagas do curso de Pós-graduação em Restauração Florestal, totalmente à distância (100% on-line) da UTFPR. Podem se matricular pessoas interessadas com nível superior em qualquer área. O curso inicia em 14 de março e o aluno se forma em 12 meses. As aulas são assíncronas, ou seja, o aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo. As disciplinas estão separadas em dois módulos: o primeiro dá bases sobre Ecologia Florestal, Botânica, Solos e Geoprocessamento; o segundo traz conteúdo específico sobre educação ambiental, legislação, silvicultura, tecnologias de restauração e empreendedorismo. Em cada disciplina, o aluno trabalhará um aspecto de seu próprio “Projeto de Restauração de Áreas Degradadas” que, ao final do curso, já estará praticamente pronto e será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso.

Taxas de matrícula: [http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=443]. Dúvidas no WhatsApp (46) 9972-9010 ou em restauracaoflorestal@gmail.com.

Website: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/dv/restauracao-florestal

    Recent Posts

    Arena Radical traz diversão para São Paulo

    A Associação Brasileira de Esportes de Ação (ABEA) realizará mais uma edição da Arena Radical…

    16 horas ago

    Botucatu recebe profissionais do beach tennis no Champs Open

    O beach tennis voltará a ser destaque no interior de São Paulo durante todo o…

    17 horas ago

    A SLB e a NVIDIA colaboram para desenvolver soluções de IA generativa para o setor de energia

    A SLB (NYSE: SLB), empresa global de tecnologia energética, está ampliando sua colaboração de longa…

    17 horas ago

    Caravana da Criança atende a cerca de 2.500 mil estudantes

    O Coletivo Educação pela Arte promove a 7ª temporada da Caravana da Criança neste ano…

    17 horas ago

    Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

    A Cia. de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ), com patrocínio do…

    18 horas ago

    Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

    O final de semana será de manobras radicais na cidade de Botucatu, interior de São…

    19 horas ago